You are here:  / Como fazer / Tortas e quiches / Como fazer massa básica para torta salgada

Como fazer massa básica para torta salgada

massabasicaparatorta_cozinhandopara2ou1

Sou super fã de tortas principalmente porque qualquer coisa que esteja na geladeira ou na despensa pode virar o recheio — o que significa uma torta diferente da outra, sempre.

Outro dia, arrumei o armário do meu quarto na casa dos meus pais e encontrei os cadernos de receitas que a vó Nair fez pra mim quando fui morar sozinha. No de salgados, tinha um recorte de revista com esta receita que eu nunca tinha feito e resolvi testar. Achei tão fácil que já virou uma das preferidas!

1 1/2 xícara de farinha de trigo (pode ser integral ou metade de cada)
1 colher de chá de sal
80g. de manteiga (+/- 6 e 1/2 colheres de sopa)
1 ovo
3 colheres de sopa de água gelada

Peneire a farinha com o sal e adicione a manteiga em cubos (geralmente no pacote vem marcada a quantidade equivalente em gramas). Vá amassando com um garfo até obter uma farofa. Acrescente o ovo, continue amassando para integrá-lo bem à farofa.

Aos poucos, vá colocando a água para obter uma massa firme que forme uma bola (pode não ser necessário usar toda a água) e não amasse muito com as mãos para não derreter a manteiga. Embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por meia hora.

comofazermassaparatorta_cozinhandopara2ou1

Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo ou garrafa e forre o fundo de uma assadeira com fundo removível ou refratário de mais ou menos 20 cm. de diâmetro (não precisa untar).

Cubra a massa com papel manteiga ou alumínio e distribua alguns grãos de feijão (eu usei de arroz) por cima para evitar que a base cresça. Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 10 a 15 minutos.

Em seguida é só rechear com seus ingredientes preferidos e retornar ao forno para terminar o cozimento. Nesta torta da foto eu usei frango desfiado, milho, creme de ricota e lascas de queijo minas padrão por cima.

Se preferir, pode congelar esta massa assada por até 1 mês e, quando quiser usar, descongele na geladeira antes de rechear e retornar ao forno.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

9 Comments

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

onze + doze =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram