Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Doces, bolos e sobremesas / Frozen yogurt light super fácil (com vários sabores)

Frozen yogurt light super fácil (com vários sabores)

 

Este verão tem sido o mais quente em muito tempo e o calor intenso tem me feito passar mal de verdade. E a primeira coisa em que a gente pensa para se refrescar um pouco mais é sorvete. Como não dá para abusar dos tradicionais o tempo todo, resolvi pensar em opções mais leves (e super fáceis de fazer, claro).

Lembrei que quando éramos pequenas, minha irmã e eu congelávamos potinhos de iogurte com palitos espetados e adorávamos. Resolvi testar fazer um frozen yogurt caseiro e o resultado foi simplesmente excelente. Pode aproveitar! 🙂

Frozen yogurt light super fácil (com vários sabores)

400g. de iogurte natural desnatado
Frutas ou ingredientes para saborizar o frozen yogurt* (opcional)

Com pelo menos 3 horas de antecedência, coloque o iogurte para dessorar. Apoie uma peneira grande ou escorredor sobre uma tigela, cubra-a com um guardanapo de tecido lavado e enxaguado com vinagre e depois com bastante água para tirar os resíduos de sabão. Coloque o iogurte sobre o guardanapo, cubra-o e deixe descansar na geladeira. O iogurte vai ficar mais cremoso e firme pois o soro vai se separar (este soro você pode usar para fazer iogurte caseiro).

Se preferir pular esta etapa, escolha um iogurte grego, que já é mais firme.

Coloque em um pote de vidro ou de metal coberto com papel alumínio ou filme plástico e leve ao congelador por umas 2 horas até que fique firme. Retire do congelador poucos minutos antes de comer para que consiga servir com uma colher de sorvete.

* Para variar o sabor do frozen yogurt, acrescente um ou mais ingredientes antes de levá-lo ao congelador:

  • 1/2 xícara de frutas picadas bem pequenas (frutas vermelhas, manga, banana, kiwi, abacaxi, figo, damascos secos, uvas passas etc.)
  • Castanhas, amêndoas, avelãs ou macadâmias grosseiramente picadas
  • 1 1/2 colher de sopa de mel ou de agave
  • 1/2 limão espremido ou raspas da casca de 1/2 limão
  • 1/2 colher de sopa de gengibre ralado
  • 2 ou 3 colheres de sopa de geleia (preferencialmente sem açúcar)

A geleia pode ser misturada homogeneamente ou então bem levemente para que o frozen fique marmorizado.

Outra possibilidade é usar o iogurte já com sabor ou o que vem com caldas de frutas. O procedimento é o mesmo.

Esta quantidade rende entre duas e três porções razoáveis. Nas fotos, servi o meu frozen iogurte de baunilha com uma calda de frutas vermelhas. 🙂

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

17 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram