Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Camarão à Húngara do restaurante Rufino’s

Camarão à Húngara do restaurante Rufino’s

Das coisas que eu mais gosto de fazer: aproveitar uma promoção para comprar ingredientes sem planejamento algum e me desafiar a preparar alguma coisa gostosa com eles.

Para hoje, foram camarões. Não tinha nenhuma receita em mente quando resolvi trazê-los para casa, mas o preço estava muito bom e me fez mudar os planos.

Ao pesquisar receitas para utilizá-los, cheguei ao Camarão à Húngara, do restaurante Rufino’s lá de Guarujá, litoral paulista. (E confesso que nunca tinha ouvido falar nem do prato nem do estabelecimento.) .
.
Como a receita era do blog Monta Encanta e pareceu ser muito interessante, resolvi testar. É um creme levemente apimentado de páprica que envolve os camarões e fatias de batata. Adorei!

Pena que as batatas que usei eram muito grandes e os camarões diminuíram demais no cozimento. De qualquer forma, valeu para experimentar e ter mais esta receita na manga quando encontrar camarões maiores em promoção. 😊

Camarão à Húngara do restaurante Rufino’s

400g. de camarão rosa limpos
1/2 limão espremido
1 pitada de páprica picante
1 colher de chá de páprica doce (+ para polvilhar)
250g. de batata asterix
1 colher de chá de manteiga
2 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
1 colher de chá de farinha de trigo
1 colher de café de cúrcuma em pó
1 colher de chá de colorau
250ml. de creme de leite fresco
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Tempere os camarões com uma pitadinha de sal e de pimenta, limão (pode ser o siciliano ou o tahiti), um fiozinho de azeite mais uma pitada de páprica picante. Reserve na geladeira.

Descasque e corte as batatas em fatias não muito grossas. Coloque-as em uma panela grande com bastante água em temperatura ambiente, com uma boa pitada de sal e, se tiver, as cabeças do camarão. Leve para cozinhar em fogo alto e, quando a água ferver, abaixe o fogo.

Aqueça uma panela com a manteiga e um fiozinho de azeite e acrescente os camarões, o alho e deixe dourar por uns dois minutos (não deixe muito tempo para não passar do ponto).

Salpique com a farinha de trigo doure por mais dois minutinhos para não ficar com gosto de farinha crua. Tempere um pouco mais de páprica doce, metade do colorau e metade da cúrcuma, e então acrescente o creme de leite fresco. Misture para incorporar os sabores, dar uma leve engrossadinha no creme.

A esta altura as batatas já devem estar cozidas e al dente. Escorra a água e tempere-as com colorau e páprica doce para ganharem cor e sabor. Acrescente-as ao molho de camarão.

Coloque tudo em um refratário, polvilhe com mais páprica, mais colorau e leve ao forno pré aquecido a 220°C e deixe até borbulhar.

Sirva em seguida acompanhado de arroz ou, se preferir, somente o creme com camarões e batatas.

Estas quantidades servem bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram