Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Filé de peixe empanado com farofa de oleaginosas

Filé de peixe empanado com farofa de oleaginosas

Sabe quando o estômago sorri? Foi assim que eu almocei esse prato.

Fiz um peixe empanado com farinha de baru e ervas, espaguete de abobrinha com tahine para dar mais sabor e uma cremosidade, e uns tomatinhos temperados com azeite e sal.

Bati as castanhas de baru (poderia ser qualquer outra oleaginosa) no processador e misturei com manjericão, cebolinha e um tantinho de hortelã até triturar bem. Temperei o filé de merluza com sal e pimenta do reino, um tanto de vinho. Depois lambuzei com azeite pra farofinha grudar, empanei bem todos os lados e grelhei na frigideira com um fiozinho de azeite.

Para completar, umas gotinhas de limão bastam.

Filé de peixe empanado com farofa de oleaginosas

Para cada filé de peixe (linguado, saint peter, tilápia, merluza, pescada etc.):
2 colheres de vinho branco (ou de limão espremido)
+/- 6 colheres de sopa de oleaginosas trituradas (castanhas, amêndoas, avelãs etc.)*
2 colheres de sopa de ervas frescas picadinhas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Tempere o peixe com o vinho, sal e pimenta do reino e um bom fio de azeite. Reserve na geladeira por pelo menos uns 20 minutos para que os sabores se intensifiquem.

* Para a farofa, comece tostando as oleaginosas em uma frigideira bem quente por mais ou menos 5 minutos (não é necessário acrescentar nenhum tipo de gordura). Eu usei castanhas de baru, mas você pode usar qualquer tipo de castanha, amêndoas, avelãs etc. (se tiverem casca, é só fervê-las em água por mais ou menos 1 minuto e depois apertar uma das pontas para que a casca se solte). Vá misturando de vez em quando para tostar todos os lados. Retire do fogo e espere esfriar um pouquinho. Em seguida, basta colocar no liquidificador e ir pulsando até triturar bem ou então usar um processador de alimentos.

Distribua as oleaginosas trituradas em um prato, misture com as ervas de sua preferência e coloque o filé sobre elas, apertando para empanar bem os dois lados do peixe. Eu dourei a casquinha em uma frigideira com um fiozinho de azeite.

Se preferir, coloque o filé empanado em um refratário untado com azeite e leve ao forno pré-aquecido em 220ºC por mais ou menos 20 minutos ou até que o peixe esteja cozido e a farofa comece a dourar. Vire o peixe na metade do tempo. Retire do forno e sirva em seguida.

Na foto, acompanhei o filé de peixe empanado com farofa de oleaginosas com espaguete de legumes com tahine, tomatinhos e um gomo de limão.

Calcule um filé para cada pessoa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


@CozinhandoPara2ou1 no Instagram


%d blogueiros gostam disto: