Você está aqui:  / Acompanhamentos / Calorias reduzidas / Saladas e molhos / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Homus de grão de bico germinado

Homus de grão de bico germinado

Isso é o que eu chamo de saúde no prato: além de lindo e colorido, é super nutritivo!

Há estudos que comprovam que a germinação, além de aumentar o potencial nutritivo de grãos e leguminosas, também libera enzimas que facilitam a digestão e a absorção dos nutrientes. Leia mais sobre Quais são os benefícios dos grãos germinados.

Para combinar com os dias ensolarados que devem chegar em breve com a Primavera, um homus feito com grãos de bico germinados (uma dica da Sandra, do Receitas do Caldeirão). Para um prato bem leve e fresquinho, acompanhei de palitinhos de cenoura e pepino, tomatinhos e triângulos de pão sírio.

Exatamente o tipo de comidinha que me deixa feliz e satisfeita! Para completar a refeição, uma saladinha de folhas e basta.

Homus de grão de bico germinado

250g. de grão de bico germinado (veja AQUI como fazer)
1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de caldo de limão
1 dente de alho
1/2 xícara de água
Sal e pimenta do reino a vontade
Páprica para servir (opcional)

Coloque os grãos de bico no processador de alimentos ou liquidificador e bata até quebrar os grãos. Junte o tahine, o azeite, o caldo de limão e o alho, uma pitada de sal e outra de pimenta do reino. Bata novamente para integrar bem (se estiver usando o liquidificador, pode ser necessário parar e usar uma espátula para abaixar o creme das laterais sempre que parar de bater).

Aos poucos, acrescente a água para dar o ponto de pasta consistente mas não grossa demais.

Quando o creme já estiver bem homogêneo, prove e corrija o tempero, se necessário. Sirva em uma tigela com um bom fio de azeite e a páprica (doce, picante ou defumada, como preferir) salpicada por cima.

Sirva seu homus de grão de bico germinado com legumes e/ou pão sírio.

Estas quantidades são suficientes para servir entre duas e três pessoas como uma entradinha.

Fica uma delicia também em sanduíches e/ou torradas e até como molho de salada (basta dissolver com um pouco de azeite ou água, fica uma delícia!). 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram