Você está aqui:  / Dicas da Nutri / Grãos germinados: quais são os benefícios

Grãos germinados: quais são os benefícios

A germinação de grãos é uma técnica muito antiga de origem asiática. Apesar de ser super fácil, eficaz e barata, é pouco divulgada.

Os grãos germinados são amplamente consumidos por pessoas que são adeptas à alimentação viva, ou raw food, na qual todos os alimentos são consumidos crus ou aquecidos por no máximo 40 a 45 graus Celsius. Mas você são precisa comer só “alimentos vivos” para acrescentar os germinados na sua alimentação.

A germinação consiste em “acordar” os grãos, para que eles saiam do seu estado cru e passem a brotar. Esse processo faz com que os grãos fiquem mais digestivos, ou seja, nosso organismo não tem muito trabalho para digerir e absorver seus nutrientes, além de aumentarem consideravelmente suas propriedades nutricionais melhorando a quantidade de fibras, vitaminas e minerais.

Em grande parte, esses benefícios acontecem porque o grão já colhido possui uma energia potencial para brotar e se desenvolver. Porém, isso só acontece se damos as condições necessárias para isso. Caso contrário, ele começa a morrer lentamente, assim como as suas propriedades nutricionais. O processo de germinação impede que isso aconteça e, através da água, fornece as condições necessárias para ele brotar e, consequentemente, liberar todo esse potencial energético e nutritivo natural.

Os grãos germinados são ótimos para variar a nossa alimentação e sair do tradicional arroz e feijão (não que essa combinação não seja maravilhosa! Mas temos tanto para explorar, não é mesmo?).

Podemos germinar lentilha, grão de bico, todos os tipos de feijões, brotos, arroz e também sementes, como as de abóbora. Podemos colocá-los em saladas, lanches, wraps, pastas e patês, sopas e caldos frios e onde mais você quiser!

.

Raquel Labonia
 é uma nutricionista completamente apaixonada pelo que faz e com intensa e incansável vontade de fazer a diferença no mundo. Motivada por essa inquietude, em 2015 criou a WellMove (abreviação de Wellness Movement), que representa um Movimento Pelo Bem-Estar em seu sentido mais amplo. Estar bem é a harmonia entre o nosso físico, mental e também o ambiente em que vivemos. Hoje, a WellMove se tornou uma Consultoria em Nutrição e Bem-Estar atuante em diversas áreas, que trabalha com projetos de qualidade de vida, sustentabilidade, comunicação e marketing nutricional e consultas particulares em consultório.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: