Você está aqui:  / Carnes / Entradas e petiscos / Linguiça na cachaça com cebola e couve na manteiga

Linguiça na cachaça com cebola e couve na manteiga

Com uma linguicinha de metro artesanal dando sopa em casa, só dava para pensar em um preparo bem especial para aproveitá-la ao máximo, né? Fiz então flambada na cachaça com cebola e couve na manteiga com alho — e uma farofinha caprichada, que ninguém é de ferro.

Para quem vê de fora, a técnica de flambar pode até parecer impossível de reproduzir em casa, mas eu garanto que não é. Tomando alguns cuidados para não se queimar, qualquer um consegue fazer.

Comidinha simples e super gostosa que agrada quase todo mundo. Uma ótima alternativa para quem não tem churrasqueira em casa.

Linguiça na cachaça com cebola e couve na manteiga

400g. de linguiça fresca
1/4 xícara de cachaça
1 ou 2 cebolas em rodelas
1 colher de sopa de manteiga
1 ou 2 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
1/2 maço de couve manteiga em tirinhas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Pão para acompanhar

Antes de começar, coloque a cachaça que será utilizada em um medidor ou copo, tampe e guarde a garrafa dentro do armário ou deixe-a bem longe do fogão. Reserve.

Procure uma tampa que seja do mesmo tamanho que a frigideira e deixe-a próxima ao fogão.

Aqueça uma frigideira alta e apenas unte-a com um tiquinho de azeite ou óleo. Coloque as linguiças inteiras para tostar, sempre virando-as para deixar todos os lados douradinhos. Se quiser deixar marquinhas na linguiça, use uma bistequeira bem quente.

Retire a frigideira do fogo, vire as linguiças e regue-as com a cachaça.

Agora você pode fazer de duas formas:

1. Retorne a frigideira ao fogo e, quando o líquido começar a borbulhar, você inclina suavemente a frigideira próximo à chama do fogão até que o fogo atinja a bebida e suba a chama.

2. Retorne a frigideira ao fogo e, quando o líquido começar a borbulhar, acenda um fósforo (de preferência daqueles mais longos) e aproxime-o da bebida até que a chama tome conta da frigideira.

A chama deve apagar sozinha em poucos minutos, pois o álcool da bebida irá evaporar, deixando apenas um leve sabor. Caso a chama suba muito alto, use a tampa de panela para abafar o fogo e apagá-lo mais rapidamente.

Importante! Mantenha o rosto e o corpo longe da frigideira para evitar queimaduras. Além disso, tome cuidado com os cabelos, panos de prato, toalhas, luvas térmicas, mangas de roupa e quaisquer outros materiais de tecido ou plástico que possam pegar fogo.

Depois disso, retire as linguiças da frigideira, mantendo-as aquecidas, e coloque as rodelas de cebola para refogar. Regue-as com um fiozinho de azeite e tempere com sal e pimenta do reino. Vá mexendo de vez em quando e, assim que começarem a dourar, sirva-as com as linguiças.

Na mesma frigideira, refogue a couve com o alho e a manteiga somente até começar a amolecer.

Esta quantidade serve bem duas porções da linguiça na cachaça com cebola e couve.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram