Você está aqui:  / Carnes / Rosbife caseiro com molho de mostarda

Rosbife caseiro com molho de mostarda

Fazer rosbife caseiro é muito fácil. Muita gente costuma comprar pronto, mas eu particularmente acho que nem vale a pena.

Rosbife é um ótimo coringa para servir em qualquer ocasião. Fica uma delícia quente com um purê (de ervilhas ou de mandioquinha com cebola tostada, por exemplo), complementando uma salada de folhas com cubinhos de manga ou de laranja, no meio de uma bela ciabatta com rúcula e mostarda… hum, são tantas as possibilidades!

E depois de aprender a fazer, aposto que você vai preferir o rosbife caseiro.

Rosbife com molho de mostarda

1 peça de filé mignon bovino ou contra-filé (+/-500g. — pode ser feito com lagarto, mas não fica tão vermelhinho)
1 dente de alho
3 colheres de sopa de mostarda
5 colheres de sopa de água filtrada
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Retire a carne da geladeira cerca de 30 minutos antes de prepará-la para que fique à temperatura ambiente. Tire o excesso de gordura da carne. Reserve.

Se a carne tiver uma redinha em volta, mantenha pois ela ajuda a manter a forma.

Acenda o forno em 210ºC por uns 10 minutos.

Enquanto isso, aqueça uma frigideira. Unte-a com um fio de azeite e coloque o dente de alho descascado e a carne para selar bem todos os lados. Tempere com sal e pimenta do reino.

Coloque a carne selada em uma assadeira e leve ao forno por 45 minutos, virando na metade do tempo.

Na mesma frigideira, coloque mais um fio de azeite e junte a mostarda e a água, misturando bem para aproveitar todos os tostadinhos do fundo. Tempere com sal e pimenta do reino, descarte o alho e coloque em uma molheira para levar à mesa com a carne.

Retire a carne do forno, enrole-a em um pedaço de papel alumínio e espere descansar por uns 10 minutos. Se quiser, deixe a carne na geladeira para que fique mais firme e, assim, seja mais fácil fatiar bem fininho.

Você pode servir o rosbife caseiro quente ou frio, como prato principal, incrementando saladas ou no recheio de sanduíches, como preferir. O ideal é que as bordas da carne fiquem tostadinhas e o centro fique bem rosadinho.

Sirva seu rosbife caseiro com o bom molho de mostarda. Esta quantidade serve bem entre duas e três pessoas, dependendo dos acompanhamentos. Caso sobre, mantenha na geladeira em pote bem fechado por dois dias.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram