Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Torta charlotte de chocolate e doce de leite

Torta charlotte de chocolate e doce de leite

Eu amo doces, mas confesso que não como tanto quanto gostaria. Mas acho que certas datas especiais merecem ser comemoradas completamente, incluindo aí uma bela sobremesa, daquelas bem caprichadas que a gente come uma vez por ano e fica feliz pelo resto dele. E é exatamente isso que é esta torta charlotte de chocolate e doce de leite, servida com chantilly e muitas cerejas frescas.

Linda, deliciosamente incrível e apaixonante. E o melhor é que um pedaço pequeno já basta, satisfaz a nossa vontade.

Para mim, até muito mais gostoso é fazer e ver todo mundo encantado no momento em que o prato enfeitado chega à mesa do que propriamente comer. Mas é claro que eu também mandei ver o meu pedacinho!

Aproveita que ainda tem um restinho de ano e prepare a sua torta charlotte para a ceia de Ano Novo. Aposto que vai ser o maior sucesso! 😉

Torta charlotte de chocolate e doce de leite

Para a base de chocolate:
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de chocolate em pó
1/4 de xícara de açúcar (se usar achocolatado, não precisa do açúcar)
1/2 xícara de leite
1/3 de xícara de manteiga derretida

Para a camada de doce de leite:
1 lata de leite condensado
200g. de creme de leite (1 caixinha)

Para a camada de chocolate:
300g. de cream cheese
300g. de chocolate ao leite em barra
3 colheres de sopa de Ovomaltine (opcional)

Para a montagem:
200g. de biscoito champanhe
Chantilly
Cerejas frescas (ou outra fruta)

Comece retirando o papel da lata de leite condensado, inclusive todo resquício de cola. Coloque em uma panela de pressão, encha com água até o limite de segurança da panela, tampe e coloque para ferver. Quando começar a chiar, conte 40 minutos. Depois disso, desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela. Atenção: Espere a lata esfriar antes de abri-la.

Em seguida, comece a preparar a base de chocolate. Peneire todos os ingredientes secos e depois junte os líquidos, misturando bem. Despeje em uma assadeira de fundo falso com 20cm. de diâmetro, untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido em 180°C por cerca de 20 minutos ou até o teste do palitinho sair limpo.

Depois que a base estiver fria, misture o doce de leite condensado cozido com o creme de leite. Espalhe-o sobre a base. Cubra com plástico filme oi papel alumínio, leve à geladeira e deixe descansar de um dia para o outro.

No dia seguinte, prepare o creme de chocolate integrando bem o cream cheese com o chocolate derretido (corte o tablete em pedaços pequenos, coloque em um pote que possa ir ao microondas e vá programando de 30 em 30 segundos e misturando nas pausas até derreter completamente). Espalhe sobre o recheio de doce de leite. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos ou até que esteja firme.

Para servir, desenforme a torta Charlotte mantendo o fundo da assadeira para firmar. Distribua as bolachas champanhe ao redor da torta (eu cortei as bolachas ao meio com uma faquinha de serra e muito cuidado para não quebrá-las). Amarre com uma fita para não soltar. Mantenha na geladeira.

Retire da geladeira cerca de 30 minutos antes de servir. Então, cubra a torta charlotte com chantilly e as cerejas, se for usar.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram