Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Carnes / Sem glúten / Risoto de carne seca com couve e chips de banana

Risoto de carne seca com couve e chips de banana

RisotoDeCarneSecaComCouve_CozinhandoPara2ou1

Sou doidinha por um risoto e este, confesso, começou pelos chips de banana que eu tinha acabado de fazer e queria usar em um prato que não fosse muito cotidiano. Pensei em combinar com um peixe, mas depois lembrei da carne seca que, por ser mais forte e salgado, combina super bem com o sabor adocicado e suave dos chips. Veio então o turbilhão de ideias: couve, pimenta dedo de moça, cachaça… a mistura virou um delicioso risoto de carne seca!

Uma ideia de prato único que resolve a refeição por conter a proteína da carne, o carboidrato do arroz, e a couve como uma verdura super rica nutricionalmente. E, para arrematar, os chips crocantes no fim. Posso dizer sem falsa modéstia que ficou simplesmente uma maravilha!

Sabe aqueles pratos que impressionam, parecem que dão um super trabalho para fazer, mas na verdade é pá-pum e está pronto? Este risoto de carne seca é exatamente isso. Pode aproveitar. 🙂

Risoto de carne seca com couve e chips de banana

2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picada
1/2 pimenta dedo de moça picadinha
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de cachaça (opcional)
+/- 2 e 1/2 xícaras de caldo de legumes quente (preferencialmente caseiro — veja AQUI como preparar)
1 xícara de carne seca desfiada (veja AQUI como fazer)
1 xícara de couve fatiada bem fininho
1 colher de sopa de queijo parmesão ou coalho ralado
Sal e pimenta do reino a vontade
Chips de banana para acompanhar

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Para começar seu risoto de carne seca, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola com a pimenta dedo de moça sem deixar dourar.

Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar; espere até quase secar. Aos poucos, vá repetindo, acrescentando conchas do caldo e mexendo até quase secar novamente. O arroz deve ficar quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Com a última concha de caldo, acrescente a carne seca e misture. Em seguida, coloque a couve e envolva-a no caldo. Quando o risoto de carne seca estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia.

Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto). Prove e, se precisar, corrija o tempero. Separe as duas porções do risoto de carne seca nos pratos e, se quiser, enfeite com couve e um pouco mais de carne seca e finalize com os chips de banana.

Esta receita serve bem duas pessoas. Sirva seu risoto de carne seca logo em seguida, acompanhado de uma cerveja geladíssima! 🙂

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram