Você está aqui:  / Como fazer / Como fazer tempero tikka masala (curry indiano em pasta)

Como fazer tempero tikka masala (curry indiano em pasta)

ComoFazerTikkaMassala_CozinhandoPara2ou1

O tikka masala é um tempero indiano super tradicional, utilizado principalmente nos ensopados vegetarianos ou com carnes. E o mais curioso é que não existe uma fórmula padrão para produzi-lo: cada família indiana possui seu próprio ritual e sua receita particular, geralmente secreta.

Já contei aqui que minha resistência à pimenta já foi muito menor e que, com o tempo, tenho desenvolvido um gosto especial por ela, principalmente na cozinha mexicana. Mas a culinária indiana também é um ótimo treinamento do paladar — porque o principal da pimenta é aprender a admirar o sabor dela, e não apenas prestar atenção à picância.

E dia desses, resolvi apresentar um prato tradicional indiano para minha mãe e a aventura gastronômica começou nesta pasta de especiarias, a tikka masala. Confira a receita, levemente adaptada da versão do Jamie Oliver, e aguarde os nossos próximos passos.

Como fazer tempero tikka masala (curry indiano em pasta)

1 colher de sopa de óleo de amendoim ou de gergelim
1 pimenta dedo de moça muito bem picadinha
1 dente de alho amassado
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de café de sementes de cominho
1 colher de café de sementes de coentro ou coentro em pó
1 colher de café de pimenta caiena
1/2 colher de sopa de páprica defumada
1 colher de chá de curry em pó
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 pitada de sal

Aqueça uma frigideira em fogo baixo e coloque o óleo. Junte a pimenta dedo de moça (eu usei sem as sementes para não ficar ardida demais), o alho e o gengibre. Misture bem até começar a dourar.

Coloque o cominho, o coentro, a pimenta caiena, a páprica e o curry. Mexa mais uma vez e deixe refogar por uns 2 minutos. Por fim, adicione o extrato de tomate e o sal, misturando novamente.

Deixe cozinhar até ficar com consistência de pasta. Depois, coloque tudo em um pilão e amasse bem para ficar homogêneo (se preferir pode usar o processador de alimentos ou um mixer de mão). Espere esfriar e conserve em um pote bem fechado por até 15 dias na geladeira.

Geralmente 1-2 colheres de sopa desta pasta é suficiente para temperar 1 peito de frango limpo, que pode ser grelhado ou preparado com molho.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram