Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Pudim de Nozes da Genoveva

Pudim de Nozes da Genoveva

PudimDeNozes_CozinhandoPara2ou1

Minha família acaba de adquirir uma nova tradição de fim de ano: este divino pudim. Aliás, desconfio que a tradição deve se repetir no começo, no meio e no fim do ano também, e talvez mais de uma vez em cada um desses momentos. Porque esta é simplesmente uma das sobremesas mais deliciosas que já experimentei (ou experimentamos, unanimemente).

E tudo começa ainda antes de prová-lo: é facílimo de preparar — o mais complexo é caramelizar a forma, mas digamos que é uma etapa totalmente recompensada pelo sabor incrível e pela textura cremosa maravilhosa. É doce, é saboroso, é intenso, é lindo e… ah, estou apaixonada! O único problema é que ele acaba rápido demais, mas aí você já tem uma desculpa para fazê-lo novamente (ou então dobrar as quantidades): vai dar saudade, tenha certeza!

Bom, mas antes de começar a revelar a mágica, vou contar que Genoveva é a lombriga de estimação da Cíntia Marcucci, colega jornalista que curte uma boa comida e escreve (escrevia? 🙁 ) textos deliciosos sobre as coisas gostosas que experimenta no blog Quem tem boca vai…. Felizmente para ela, esta receita é tradição na sua família há mais de 20 anos. E já sabe, né? Para durar taaanto tempo assim, é óbvio que esta maravilha é devidamente inesquecível. 😉

Pudim de Nozes da Genoveva

1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de nozes moídas
1 lata de leite condensado
100ml. de leite
1 ovo
1 colher de sopa de achocolatado em pó ou 1/2 de chocolate em pó

Comece preparando a calda diretamente na forma de pudim (pequena) ou em uma panela a parte. Coloque o açúcar e leve ao fogo baixo, sem mexer, até derreter completamente e começar a ficar dourado e a calda ficar lisinha. Com a ajuda de uma colher de cabo longo e muito cuidado, espalhe a calda em toda a forma.

ComoFazerPudimDeNozes_Cozinhandopara2ou1

Depois, coloque as nozes no liquidificador e triture até obter uma farofa. Acrescente, então, os outros ingredientes e bata bem até ficar um creme homogêneo.

Despeje o creme na forma caramelizada, coloque-a sobre uma assadeira e preencha o fundo desta com uns 2 ou 3 dedos de água para fazer o banho-maria. Cubra o pudim com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em 180°C por mais ou menos 45 minutos (ou até que o creme fique firme).

Se preferir, você pode cozinhar o pudim na boca do fogão ou então na air fryer. (Clique nos links para acessar todas as dicas.)

Espere esfriar e deixe na geladeira até ficar bem gelado. Para desenformar na hora de servir, passe com cuidado uma faca nas bordas do pudim e vire a forma sobre um prato. Decore com mais algumas nozes.

Estas quantidades rendem um pudim pequeno.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Cintia Marcucci

    /

    A Genoveva está lisonjeada com tamanha honra! Ela me pediu pra avisar que é pra todo mundo fazer, comer puro, com sorvete, com cereja feesca. Ela adora com figo turco também! E ela ainda escreve… Mas só quando quer. Cheia das coisa, hahaha beijos e obrigada, Lu!

  • Luciana Carpinelli

    /

    A honra é toda minha de ter provado essa maravilha. Obrigada MESMO!
    As festas de fim de ano da família nunca mais serão as mesmas… adeus pavê, adeus quindim. 🙂
    E como já disse, I <3 Genoveva!

  • Ilma

    /

    Vou fazer. Depois digo como ficou.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram