Você está aqui:  / Air fryer / Doces, bolos e sobremesas / Pudim de leite condensado na air fryer

Pudim de leite condensado na air fryer

PudimDeLeiteNaAirFryer_CozinhandoPara2ou1

Estou cada vez mais encantada com essa maravilha que é a fritadeira a ar ou air fryer. Além de eliminar o óleo dos petiscos mais deliciosos sem deixá-los sem graça, ainda é super versátil para outras preparações, incluindo pudins!

Existem milhares de sites na internet que ensinam receitinhas para air fryer e confesso que cheguei a duvidar que seria possível usá-la para assar um pudim de leite condensado. Obviamente que a curiosa aqui não poderia deixar de comprovar com os próprios olhos.

O que posso dizer é que dá certo, sim. O pudim fica ótimo e, como não bati, ele ficou lisinho e sem furinhos do jeito que eu adoro. Mas é preciso dizer que ainda prefiro a versão original assada em banho maria no forno — não sei explicar exatamente a diferença, porém há algo na textura que não me deixou 100% feliz. É uma alternativa válida, porém.

Para o pudim de leite condensado na air fryer:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (a mesma medida)
4 ovos

Para a calda:
1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de água bem quente

Comece preparando a calda em uma panela de fundo grosso. Coloque o açúcar e leve ao fogo baixo, sem mexer, até derreter completamente e começar a ficar dourado. Com muito cuidado (pode espirrar e o açúcar derretido é muito quente), adicione a água e só então misture delicadamente com uma colher de cabo longo. Espere o açúcar dissolver bem e a calda ficar lisinha.

Mais uma vez com bastante cuidado para não se queimar, espalhe a calda em uma forma de metal que caiba na gaveta da air fryer ou em forminhas individuais. Leve à geladeira por pelo menos 5 minutos para ficar firme, assim a calda não se mistura ao pudim.

Enquanto isso, dissolva o leite condensado no leite, misturando suavemente com uma colher (se preferir o pudim com bolinhas, bata com um mixer ou no liquidificador) e integre os ovos. Para evitar que fique com cheiro de ovo, coloque os ovos em uma peneira e espere que passem sozinhos por ela.

ComoFazerPudimDeLeiteNaAirFryer_CozinhandoPara2ou1

Preaqueça a air fryer por 5 minutos em 180°C. Depois disso, cubra a forma com papel alumínio e coloque o pudim para assar na air fryer por 20 minutos a 160ºC. Retire com cuidado o papel alumínio e retorne por mais 10 minutos.

Espere esfriar e deixe na geladeira até ficar bem gelado. Para desenformar na hora de servir, passe com cuidado uma faca nas bordas do pudim e vire a forma sobre um prato.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Walderez

    /

    A receita é muito fácil, mas não é viável, uma vez que a quantidade de pudim batido, não cabe na airfryer para assar de uma só vez…

  • Luciana Carpinelli

    /

    Walderez, este pudim da foto eu fiz na air fryer e coube! Consegue ver na segunda foto que a forma está dentro da gaveta da air fryer?
    Talvez a sua seja um pouco menor, mas de qualquer maneira você pode usar forminhas individuais para assar pudinzinhos, aí vai caber. 😉
    Outra opção é dividir a massa em duas partes, assar a primeira (enquanto a outra espera na geladeira) e depois assar a segunda.
    Abraço.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

10 + nove =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram