Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Bolinhas de creme de ricota com castanhas e frutas secas

Bolinhas de creme de ricota com castanhas e frutas secas

BolinhasDeCremeDeRicotaComCastanhas_CozinhandoPara2ou1

Eu poderia seguir a moda da gourmetização e chamar estas bolinhas de esferas, de pérolas, de trufas ou brigadeiros salgados e milhões de outros nomes mais pomposos do que simplesmente “bolinhas”. Mas como menos é sempre mais, optei pelo simples — fácil e prático de fazer.

Esta é uma alternativa mais leve e saudável para as entradas das ceias das Festas de Fim de Ano e, mesmo assim, não menos saborosa e bonita. E eu até aposto que, ao lado de outros petiscos mais tradicionais, é capaz de virar um forte concorrente.

Bolinhas de creme de ricota com castanhas e frutas secas

Creme de ricota (ou cream cheese ou queijo de cabra cremoso)
Castanhas ou nozes bem picadas
Cubinhos de frutas secas para enfeitar
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque o creme de ricota em uma tigela e tempere com sal e pimenta do reino a vontade, misturando bem. Depois, leve a tigela para o congelador e deixe gelar por 15 minutos para que fique mais firme e mais fácil de enrolar.

Enquanto isso, pique bem as nozes ou castanhas em pedaços pequenos, como xerém, e os cubinhos de frutas secas para enfeitar as bolinhas.

Retire o pote do congelador, pingue uma gotinha de azeite nas mãos e enrole mais ou menos 1 colher de chá de creme de ricota. Passe pelas nozes picadas e arrume-os sobre um prato ou tábua. Enfeite com as frutas secas.

Mantenha as bolinhas prontas na geladeira, cobertas com plástico filme, até o momento de servir. Você pode comer a bolinha pura ou servir sobre torradinhas ou com grissinis fininhos espetados nelas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram