Você está aqui:  / Carnes / Lombo para ceia com especiarias e mel

Lombo para ceia com especiarias e mel

LomboParaCeiaComEspeciariasEMel_CozinhandoPara2ou1

Nas ceias da minha família pode até faltar o peru ou um frangão daqueles típicos, mas o lombo nunca fica de fora. Como meu pai não curte muito misturar frutas com as carnes, este ano resolvi usar especiarias tradicionais desta época com um toque adocicado do mel.

O resultado é uma carne macia, dourada por fora e úmida por dentro. E, como não tem sabor muito marcante, não confronta com os acompanhamentos.

Lombo para ceia com especiarias e mel

1 peça pequena de lombo de porco (400g. a 500g.)
1/4 xícara de vinho branco seco
1 alho espremido
1 limão espremido
2 colheres de sopa de mel
3 cravos da índia
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de noz moscada
2 estrelinhas de anis
1 folha de louro rasgada
Sal e pimenta do reino a vontade
1 colher de sopa de margarina

Misture os temperos em um saco plastico com fecho tipo zíper um pouco maior que o lombo. Faça alguns furos no lombo com uma faca e deixe marinar de um dia para o outro no molho (ou pelo menos por umas 4 a 6 horas).

Depois deste tempo, tire o lombo do saco plástico, coloque-o em uma assadeira e distribua pedacinhos da margarina em cima dele. Coloque cerca de 1/2 xícara do caldo (coado ou não, como preferir) ao redor da carne na assadeira. Reserve o restante na geladeira.

Em forno pré-aquecido a 180°C, asse o lombo coberto com papel alumínio por 15 a 20 minutos. Retire o papel alumínio e, se o caldo estiver quase secando, acrescente um pouco mais. Antes de retornar ao forno, regue com um pouco do molho e vire para assar o outro lado. Deixe mais uns 10 minutos no forno. Se estiver fazendo na véspera, espere esfriar e mantenha na geladeira.

Antes de servir, pré-aqueça o forno em 180°C, vire a carne e leve para dourar o outro lado (mais ou menos 10 minutos — normalmente está pronto quando começa a cheirar comida muito gostosa).

Se quiser, pode fazer um molho raspando o fundo da assadeira com um pouco de água (1/2 xícara), coando para tirar as impurezas e levando ao fogo para engrossar um pouco. Regue a carne ou leve à mesa em uma molheira.

LomboComEspeciariasEMel_CozinhandoPara2ou1

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram