Você está aqui:  / Pães e biscoitos / Pão de forma integral com aveia e mel (liquidificador)
Pão de forma integral com aveia e mel (liquidificador) Reviewed by Luciana Carpinelli on 19 de março de 2013 .

Fazer pão de liquidificador virou meu mais novo vício e, depois de acertar duas receitas…

Fazer pão de liquidificador virou meu mais novo vício e, depois de acertar duas receitas…

Rating: 0

Pão de forma integral com aveia e mel (liquidificador)

wpid-img_20130301_144541.jpg

Fazer pão de liquidificador virou meu mais novo vício e, depois de acertar duas receitas mais básicas (Pão de forma fácil e Pão de forma integral), resolvi arriscar mais. Juntei um pouco de aveia e mel à massa básica e um tiquinho a mais de leite para acertar o ponto e o resultado foi um pão ainda mais saboroso e perfumado. E é super fácil de fazer, experimente! 😉

1 xícara de leite morno
1 ovo
1/4 xícara de óleo
1 tablete de fermento biológico (ou 1 colher de sopa do granulado)
1/2 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 1/4 xícara de farinha de trigo integral
1/4 xícara de flocos de aveia
2 colheres de sopa de mel

Bata no liquidificador o leite (antes, coloquei-o gelado por 45 segundos no microondas para ficar morno), o óleo, o ovo e o fermento (esfarelado, se for em tablete) até ficar homogêneo. Acrescente o açúcar e o sal e bata mais um pouco.

Despeje a mistura em uma tigela e misture a farinha, a aveia e o mel aos poucos até tudo ficar totalmente integrado à massa. Coloque em uma forma de pão pequena, untada e enfarinhada, e deixe descansar até dobrar de tamanho. Deixei dentro do microondas desligado por pouco mais de 30 minutos.

Salpique a superfície do pão com alguns flocos de aveia e leve ao forno pré-aquecido na temperatura mínima (150°C a 180°C) por mais ou menos 30 minutos, até ficar com a superfície dourada.

Para fazer um pão maior, basta dobrar a receita. Entretanto, como não tem conservantes, sugiro fazer menor e consumi-lo todo em 3 ou 4 dias, no máximo.

-23.548943-46.638818

Luciana Carpinelli

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

51 Comentários

  • rosangela

    /

    O mel pode ser retirado da receita???

  • luciana c.

    /

    Pode retirar, sim. A principal função dele é acrescentar sabor. Se quiser, acrescente um pouquinho mais de açúcar ou então adoçante.

  • Katemari

    /

    Fiz a receita. O pão ficou fofinho, mas não cresceu muito, fica parecendo um bolo baixinho (usei forma de pão, média). Não usei o açúcar, pois já teria o mel para ativar o fermento. Fiz com 2cl sopa como diz na receita, mas o gosto de mel ficou muito forte, eu diminuiria o mel numa próxima vez, e aumentaria o sal. Que é fácil de fazer é.

  • Luciana C.

    /

    Katemari, obrigada por compartilhar sua experiência aqui. Acho que o problema do seu pão foi o tamanho da forma (a massa deve preencher mais ou menos 3/4 dela, por isso indiquei o uso de uma forma de pão pequena). Outro fator que pode prejudicar o crescimento do pão é a temperatura do leite… ele deve ser morno e não muito quente para não “matar” o fermento — mas se ele ficou fofinho, esse não deve ter sido o seu caso.
    Este pão fica mesmo doce, mas cada um tem seu gosto pessoal… se preferir, faça sua adaptação da próxima vez. 🙂

  • Jô Santos

    /

    Oi.. A massa fica beeem mole mesmo?

  • Luciana C.

    /

    Oi, Jô.
    A massa fica mole, sim. Mas não muuuito, por causa da aveia…

  • arcainfantil

    /

    Oi.. Obrigada por responder!
    Perguntei pq estava fazendo e fiquei com medo quando vi ela molinha… Acabou de sair do forno eee…. Meu Deus! Maravilhosa sua receita!
    Engraçado que coloquei a quantidade de mel e de açúcar (que substitui pelo mascavo que eu amo) e não ficou doce né? Imaginei que ficaria muito doce, mas não!
    Tô boba aqui. Pena que não tem ninguém em casa para comer ele quentinho… 🙁

  • Luciana C.

    /

    Não fica muito doce, não. Eu, pelo menos, gosto dele assim. Super fácil e uma delícia, né? Também adoro essa receita 🙂
    Ah, aproveita e tira uma foto dele. Durante a semana vou anunciar uma promoção para quem já testou as receitas daqui e manda fotos pra gente.
    Bjo e volte sempre!

  • jair rojas

    /

    ola, luciana. muito interessante sua receita. apesar de homem, tb gosto da cozinha. como temos uma ong, vou experimentar essa receita do pao e vou convidar os alunos da ong para fazermos juntos, ja que ganhamos bastante farinha. temos mais de 150 kilos de farinha e nao sabia o que fazer, agora ja sei. por enquanto obrigado. veja nossa ong no face: ong esportiva meninos das cataratas.

  • Raquel Alves

    /

    Achei essa receita ótima para minha dieta para a iodoterapia…mas não posso colocar o ovo, vc pode me dizer o que eu poderia substituir pelo ovo? e se eu posso colocar leite em pó desnatado…obrigada!

  • Luciana C.

    /

    Oi, Raquel.
    Você pode substituir o ovo por 2 colheres de sopa de linhaça com 6 colheres de sopa de água morna. É só deixar a linhaça na água e esperar que ela forme uma mistura gelatinosa. Pode ser que o pão não cresça e fique fofinho como o ovo, mas ela dá a liga.
    Pode substituir o leite pela quantidade correspondente de leite em pó dissolvido em água.
    Aliás, não conheço a iodoterapia, mas acho que vc poderia tentar também as almôndegas de grãos: http://cozinhandopara2ou1.com/2013/10/21/almondegas-de-graos-receita-vegana/

  • Carol

    /

    Luciana! Parabéns pelo Site!!!
    Amoooo uma cozinha assim como você! Estou em busca de receita de pães integrais…100% integrais. Na sua opinião, qual das suas receitas mais te agrada???
    Beijos

  • Denise da .Silva

    /

    Poxa não tem farinha branca;amei esta receita.Preciso faze-la urgente.Parabéns pela criação desta receita.Beijos 😀

  • Luciana C.

    /

    É uma das minhas receitas preferidas de pão, simplesmente amo!
    Faz sim e depois conta pra gente o que achou?
    🙂

  • patricia

    /

    fiquei decepcionada fiz tudo á risca e a massa ficou um grude só, não sei onde errei,mas o seu parece maravilhoso e o aspecto incrivel, vou tentar outra receita, mesmo assim valeu rsrsrsrsrsrsrs.

  • Luciana C.

    /

    Patricia, que pena que não deu certo com vc. Várias pessoas fizeram esta receita e não tiveram problema…
    A massa crua fica mesmo grudenta. Você chegou a assá-la?

  • andreia

    /

    oii fiz esse pão e ficou ótimooo minhas amigas adoraram….

  • Luciana C.

    /

    Obrigada, Andreia, por voltar aqui e contar sua experiência. Sou suspeita, mas simplesmente AMO esse pão. 🙂
    Abraço!

  • thaiscabrao

    /

    Eu fiz e ficou ótimo!!! Vou repetir com a receita dobrada!

  • Luciana C.

    /

    É uma delícia, né, Thais? 🙂
    O rendimento é mesmo pequeno pois é para 2 ou 1, mas se dobrar a receita ela também dá certo.
    Beijo e obrigada por voltar aqui para comentar.

  • Priscila

    /

    Boa noite! Desde já obrigada pela receita. O pao é muito gostoso. Só que fiz algo errado. o pão dobrou de tamanho e coloquei no forno. Porém com uns 15 min ele já estava marronzinho, então abri para espetar o garfo e na hora q espetei ele deu uma murchada. Será q abri o forno cedo demais? Obrigada!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Priscila, você não deveria ter aberto o forno antes de 20 minutos, pelo menos. Principalmente se o dia estiver frio, o ar de fora do forno que entra na hora que a gente fecha a porta é o que faz com que o pão (ou o bolo) murche. 😉

  • luciana

    /

    olá! acabei de fazer essa receita mas errei pq cobri a forma com um pano, então qdo o pão cresceu grudou no pano e qdo o tirei o pão murchou. também fiz mais alguma coisa errada, pois grudou na forma e desmontou metade. ???? mas o gosto ficou ótimo, adorei, vou repetir com mais cuidado. só quero saber se posso incluir linhaça , já que acima vc comenta que a linhaça substitui o ovo. quero colocar os dois. posso ?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, xará!
    Menina, não coloque o pano quando estiver esperando um pão crescer justamente para não correr o risco da massa grudar nele. Quando isso acontece, você retira a “cobertura” do pão e o ar produzido pela fermentação que está á dentro dele o fazendo crescer, acaba escapando — por isso fica solado. 😉
    Pode colocar a linhaça, sim. Se você usar as sementes secas na massa, ela não vai substituir o ovo (isso acontece apenas quando vc faz a preparação dela na água para formar uma mistura gelatinosa).
    E lembre-se de untar bem a forma antes de colocar a massa, assim ele não gruda! Espero que seu pão fique lindo e delicioso. 😉

  • Cíntia

    /

    Olá
    Fiz a receita e adorei. Gostaria de saber se vc sabe a tabela nutricional dele e calorias.

  • Cíntia

    /

    Olá
    Fiz a receita e adorei. Na hora nao tinha mel e coloquei 2 colheres e meia de acucar demerara ja incluindo a meia cilher da receita. Gostaria de saber se vc sabe a tabela nutricional dele e calorias.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Cíntia. Que bom que vc gostou. Este pão é mesmo uma delícia. 🙂
    Mas não sou nutricionista, não sei orientar sobre a tabela nutricional. Fico devendo.
    Beijo e volte sempre.

  • Adriana

    /

    Modifiquei um pouco sua receita pq não tinha alguns ingredientes, ficou muito bom.
    Não tinha mel e nem farinha integral então coloquei mais açúcar e duas colheres de sopa de farinha de linhaça,, ficou maravilhoso. Amei sua receita obrigada!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Adriana!
    Que bom que suas alterações deram certo e você gostou da receita. Obrigada por vir aqui para contar 🙂
    Beijo e volte sempre!

  • Fernanda Souza

    /

    Oi! Adoro esse tipo de receita! Fiz o pão, mas ele murchou ainda dentro do forno e esfarela muito quando corto… O que você acha que fiz de errado?! Desde já agradeço!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Fernanda, que pena que não deu tão certo com você. Mas infelizmente assim de longe e sem ver a massa fica difícil tentar adivinhar o que você pode ter feito de errado.
    Algumas coisas que influenciam muito nos pães é a qualidade dos ingredientes (às vezes a farinha está muito úmida, o fermento já está mais velhinho, o leite tinha pouca gordura…). Vale a pena sempre prestar atenção a isso. Espero que você tente novamente, porque este pão fica ótimo!
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Marcele

    /

    Gente acabei de fazer…ficou igual uma massa de bolo…é isto mesmo, mole??? Será que vai dar certo?

  • Luciana Carpinelli

    /

    É isso mesmo, Marcele. Como é um pão de forma a massa é assim molenga mesmo. 😉

  • Ana Pacheco

    /

    Amo seu pão.. Já fiz algumas vezes e é realmente uma delícia.. Mas o meu sempre dá uma murchada ou no forno ou depois que tiro.. Tenho que esperar algum tempo antes de desenformar? E qto tempo devo deixar o forno esquentando? O que estou fazendo de errado? Hihi

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Ana.
    O meu pão também abaixa quando esfria, não tem jeito. O grande problema é a temperatura mais baixa fora do forno.
    E o ideal é não deixar o pão esfriar muito antes de desenformar. Eu espero só até conseguir segurá-lo um pouquinho para desenformar e deixar que ele esfrie totalmente sobre uma gradinha, assim não acumula vapor na parte de baixo (o que pode fazer com que ele embolore em poucos dias).
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Amanda

    /

    Pode substituir o fermento biológico pelo em pó de sachê p massas?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Amanda, geralmente o fermento biológico é granulado (como mencionado na receita) e não exatamente em pó. Desde que seja biológico mesmo, e não o químico, pode substituir sim. A medida seria 1 colher de sopa.
    Abraço e volte sempre 🙂

  • Romera

    /

    Muito bom adorei, obrigado por partilhar.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Eu que agradeço pela visita e pelo comentário. Volte sempre, Romera!
    Grande abraço 🙂

  • Rose

    /

    Adorei obrigada por compartilhar!!

  • Ana

    /

    Queria saber se posso acrescentar grãos, castanhas ou frutas secas na receita??

  • Luciana Carpinelli

    /

    Pode sim, Ana (ou Bruna?).
    Junte cerca de meia xícara de grãos, castanhas ou frutas secas à massa após bater os ingredientes no liquidificador e misture com uma colher.
    Abraço e volte sempre 🙂

  • Helena

    /

    Luciana, tenho feito este pão, que faz o maior sucesso! Não costumo colocar mel, mas às vezes coloco castanhas e/ou passas, e o pão fica mais gostoso ainda! Também já coloquei um pouco de farinha de linhaça (reduzindo a quantidade de farinha de trigo na mesma proporção) e ficou muito bom!
    Obrigada pelas ótimas receitas e dicas!
    Abs!

  • Carine

    /

    Com essa receita posso fazer mini paes ao inves de colocar em forma de pao?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Carine, esta massa é bem mole, você não vai conseguir modelar os pães, mas você pode usar forminhas.
    Abraço e volte sempre 🙂

  • Thata

    /

    Qual leite vc usa? Tenho intolerância à lactose, pode ser água?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Uso sempre leite de vaca mesmo (também sou intolerante e prefiro as opções sem lactose). Nunca fiz com água, então não sei dizer se dá certo.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos



@CozinhandoPara2ou1 no Instagram

Sair da versão mobile