Você está aqui:  / Pães e biscoitos / Pão de forma integral com aveia e mel (liquidificador)

Pão de forma integral com aveia e mel (liquidificador)

Fazer pão de liquidificador virou meu mais novo vício e, depois de acertar duas receitas mais básicas (Pão de forma fácil e Pão de forma integral), resolvi arriscar mais.

Juntei um pouco de aveia e mel à massa básica e um tiquinho a mais de leite para acertar o ponto e o resultado foi um pão ainda mais saboroso e perfumado.

E é super fácil de fazer, experimente! 😉

Pão de forma integral com aveia e mel (liquidificador)

1 xícara de leite morno
1 ovo
1/4 xícara de óleo
1 tablete de fermento biológico (ou 1 colher de sopa do granulado)
1/2 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 1/4 xícara de farinha de trigo integral
1/4 xícara de flocos de aveia
2 colheres de sopa de mel

Bata no liquidificador o leite (antes, coloquei-o gelado por 45 segundos no microondas para ficar morno), o óleo, o ovo e o fermento (esfarelado, se for em tablete) até ficar homogêneo. Acrescente o açúcar e o sal e bata mais um pouco.

Despeje a mistura em uma tigela e misture a farinha, a aveia e o mel aos poucos até tudo ficar totalmente integrado à massa. Coloque em uma forma de pão pequena, untada e enfarinhada, e deixe descansar até dobrar de tamanho. Deixei dentro do microondas desligado por pouco mais de 30 minutos.

Salpique a superfície do pão com alguns flocos de aveia e leve ao forno pré-aquecido na temperatura mínima (150°C a 180°C) por mais ou menos 30 minutos, até ficar com a superfície dourada.

Para fazer um pão maior, basta dobrar a receita. Entretanto, como não tem conservantes, sugiro fazer menor e consumi-lo todo em 3 ou 4 dias, no máximo.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

51 Comentários

  • rosangela

    /

    O mel pode ser retirado da receita???

  • luciana c.

    /

    Pode retirar, sim. A principal função dele é acrescentar sabor. Se quiser, acrescente um pouquinho mais de açúcar ou então adoçante.

  • Katemari

    /

    Fiz a receita. O pão ficou fofinho, mas não cresceu muito, fica parecendo um bolo baixinho (usei forma de pão, média). Não usei o açúcar, pois já teria o mel para ativar o fermento. Fiz com 2cl sopa como diz na receita, mas o gosto de mel ficou muito forte, eu diminuiria o mel numa próxima vez, e aumentaria o sal. Que é fácil de fazer é.

  • Luciana C.

    /

    Katemari, obrigada por compartilhar sua experiência aqui. Acho que o problema do seu pão foi o tamanho da forma (a massa deve preencher mais ou menos 3/4 dela, por isso indiquei o uso de uma forma de pão pequena). Outro fator que pode prejudicar o crescimento do pão é a temperatura do leite… ele deve ser morno e não muito quente para não “matar” o fermento — mas se ele ficou fofinho, esse não deve ter sido o seu caso.
    Este pão fica mesmo doce, mas cada um tem seu gosto pessoal… se preferir, faça sua adaptação da próxima vez. 🙂

  • Jô Santos

    /

    Oi.. A massa fica beeem mole mesmo?

  • Luciana C.

    /

    Oi, Jô.
    A massa fica mole, sim. Mas não muuuito, por causa da aveia…

  • arcainfantil

    /

    Oi.. Obrigada por responder!
    Perguntei pq estava fazendo e fiquei com medo quando vi ela molinha… Acabou de sair do forno eee…. Meu Deus! Maravilhosa sua receita!
    Engraçado que coloquei a quantidade de mel e de açúcar (que substitui pelo mascavo que eu amo) e não ficou doce né? Imaginei que ficaria muito doce, mas não!
    Tô boba aqui. Pena que não tem ninguém em casa para comer ele quentinho… 🙁

  • Luciana C.

    /

    Não fica muito doce, não. Eu, pelo menos, gosto dele assim. Super fácil e uma delícia, né? Também adoro essa receita 🙂
    Ah, aproveita e tira uma foto dele. Durante a semana vou anunciar uma promoção para quem já testou as receitas daqui e manda fotos pra gente.
    Bjo e volte sempre!

  • jair rojas

    /

    ola, luciana. muito interessante sua receita. apesar de homem, tb gosto da cozinha. como temos uma ong, vou experimentar essa receita do pao e vou convidar os alunos da ong para fazermos juntos, ja que ganhamos bastante farinha. temos mais de 150 kilos de farinha e nao sabia o que fazer, agora ja sei. por enquanto obrigado. veja nossa ong no face: ong esportiva meninos das cataratas.

  • Raquel Alves

    /

    Achei essa receita ótima para minha dieta para a iodoterapia…mas não posso colocar o ovo, vc pode me dizer o que eu poderia substituir pelo ovo? e se eu posso colocar leite em pó desnatado…obrigada!

  • Luciana C.

    /

    Oi, Raquel.
    Você pode substituir o ovo por 2 colheres de sopa de linhaça com 6 colheres de sopa de água morna. É só deixar a linhaça na água e esperar que ela forme uma mistura gelatinosa. Pode ser que o pão não cresça e fique fofinho como o ovo, mas ela dá a liga.
    Pode substituir o leite pela quantidade correspondente de leite em pó dissolvido em água.
    Aliás, não conheço a iodoterapia, mas acho que vc poderia tentar também as almôndegas de grãos: http://cozinhandopara2ou1.com/2013/10/21/almondegas-de-graos-receita-vegana/

  • Carol

    /

    Luciana! Parabéns pelo Site!!!
    Amoooo uma cozinha assim como você! Estou em busca de receita de pães integrais…100% integrais. Na sua opinião, qual das suas receitas mais te agrada???
    Beijos

  • Denise da .Silva

    /

    Poxa não tem farinha branca;amei esta receita.Preciso faze-la urgente.Parabéns pela criação desta receita.Beijos 😀

  • Luciana C.

    /

    É uma das minhas receitas preferidas de pão, simplesmente amo!
    Faz sim e depois conta pra gente o que achou?
    🙂

  • patricia

    /

    fiquei decepcionada fiz tudo á risca e a massa ficou um grude só, não sei onde errei,mas o seu parece maravilhoso e o aspecto incrivel, vou tentar outra receita, mesmo assim valeu rsrsrsrsrsrsrs.

  • Luciana C.

    /

    Patricia, que pena que não deu certo com vc. Várias pessoas fizeram esta receita e não tiveram problema…
    A massa crua fica mesmo grudenta. Você chegou a assá-la?

  • andreia

    /

    oii fiz esse pão e ficou ótimooo minhas amigas adoraram….

  • Luciana C.

    /

    Obrigada, Andreia, por voltar aqui e contar sua experiência. Sou suspeita, mas simplesmente AMO esse pão. 🙂
    Abraço!

  • thaiscabrao

    /

    Eu fiz e ficou ótimo!!! Vou repetir com a receita dobrada!

  • Luciana C.

    /

    É uma delícia, né, Thais? 🙂
    O rendimento é mesmo pequeno pois é para 2 ou 1, mas se dobrar a receita ela também dá certo.
    Beijo e obrigada por voltar aqui para comentar.

  • Priscila

    /

    Boa noite! Desde já obrigada pela receita. O pao é muito gostoso. Só que fiz algo errado. o pão dobrou de tamanho e coloquei no forno. Porém com uns 15 min ele já estava marronzinho, então abri para espetar o garfo e na hora q espetei ele deu uma murchada. Será q abri o forno cedo demais? Obrigada!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Priscila, você não deveria ter aberto o forno antes de 20 minutos, pelo menos. Principalmente se o dia estiver frio, o ar de fora do forno que entra na hora que a gente fecha a porta é o que faz com que o pão (ou o bolo) murche. 😉

  • luciana

    /

    olá! acabei de fazer essa receita mas errei pq cobri a forma com um pano, então qdo o pão cresceu grudou no pano e qdo o tirei o pão murchou. também fiz mais alguma coisa errada, pois grudou na forma e desmontou metade. ???? mas o gosto ficou ótimo, adorei, vou repetir com mais cuidado. só quero saber se posso incluir linhaça , já que acima vc comenta que a linhaça substitui o ovo. quero colocar os dois. posso ?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, xará!
    Menina, não coloque o pano quando estiver esperando um pão crescer justamente para não correr o risco da massa grudar nele. Quando isso acontece, você retira a “cobertura” do pão e o ar produzido pela fermentação que está á dentro dele o fazendo crescer, acaba escapando — por isso fica solado. 😉
    Pode colocar a linhaça, sim. Se você usar as sementes secas na massa, ela não vai substituir o ovo (isso acontece apenas quando vc faz a preparação dela na água para formar uma mistura gelatinosa).
    E lembre-se de untar bem a forma antes de colocar a massa, assim ele não gruda! Espero que seu pão fique lindo e delicioso. 😉

  • Cíntia

    /

    Olá
    Fiz a receita e adorei. Gostaria de saber se vc sabe a tabela nutricional dele e calorias.

  • Cíntia

    /

    Olá
    Fiz a receita e adorei. Na hora nao tinha mel e coloquei 2 colheres e meia de acucar demerara ja incluindo a meia cilher da receita. Gostaria de saber se vc sabe a tabela nutricional dele e calorias.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Cíntia. Que bom que vc gostou. Este pão é mesmo uma delícia. 🙂
    Mas não sou nutricionista, não sei orientar sobre a tabela nutricional. Fico devendo.
    Beijo e volte sempre.

  • Adriana

    /

    Modifiquei um pouco sua receita pq não tinha alguns ingredientes, ficou muito bom.
    Não tinha mel e nem farinha integral então coloquei mais açúcar e duas colheres de sopa de farinha de linhaça,, ficou maravilhoso. Amei sua receita obrigada!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Adriana!
    Que bom que suas alterações deram certo e você gostou da receita. Obrigada por vir aqui para contar 🙂
    Beijo e volte sempre!

  • Fernanda Souza

    /

    Oi! Adoro esse tipo de receita! Fiz o pão, mas ele murchou ainda dentro do forno e esfarela muito quando corto… O que você acha que fiz de errado?! Desde já agradeço!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Fernanda, que pena que não deu tão certo com você. Mas infelizmente assim de longe e sem ver a massa fica difícil tentar adivinhar o que você pode ter feito de errado.
    Algumas coisas que influenciam muito nos pães é a qualidade dos ingredientes (às vezes a farinha está muito úmida, o fermento já está mais velhinho, o leite tinha pouca gordura…). Vale a pena sempre prestar atenção a isso. Espero que você tente novamente, porque este pão fica ótimo!
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Marcele

    /

    Gente acabei de fazer…ficou igual uma massa de bolo…é isto mesmo, mole??? Será que vai dar certo?

  • Luciana Carpinelli

    /

    É isso mesmo, Marcele. Como é um pão de forma a massa é assim molenga mesmo. 😉

  • Ana Pacheco

    /

    Amo seu pão.. Já fiz algumas vezes e é realmente uma delícia.. Mas o meu sempre dá uma murchada ou no forno ou depois que tiro.. Tenho que esperar algum tempo antes de desenformar? E qto tempo devo deixar o forno esquentando? O que estou fazendo de errado? Hihi

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Ana.
    O meu pão também abaixa quando esfria, não tem jeito. O grande problema é a temperatura mais baixa fora do forno.
    E o ideal é não deixar o pão esfriar muito antes de desenformar. Eu espero só até conseguir segurá-lo um pouquinho para desenformar e deixar que ele esfrie totalmente sobre uma gradinha, assim não acumula vapor na parte de baixo (o que pode fazer com que ele embolore em poucos dias).
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Amanda

    /

    Pode substituir o fermento biológico pelo em pó de sachê p massas?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Amanda, geralmente o fermento biológico é granulado (como mencionado na receita) e não exatamente em pó. Desde que seja biológico mesmo, e não o químico, pode substituir sim. A medida seria 1 colher de sopa.
    Abraço e volte sempre 🙂

  • Romera

    /

    Muito bom adorei, obrigado por partilhar.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Eu que agradeço pela visita e pelo comentário. Volte sempre, Romera!
    Grande abraço 🙂

  • Rose

    /

    Adorei obrigada por compartilhar!!

  • Ana

    /

    Queria saber se posso acrescentar grãos, castanhas ou frutas secas na receita??

  • Luciana Carpinelli

    /

    Pode sim, Ana (ou Bruna?).
    Junte cerca de meia xícara de grãos, castanhas ou frutas secas à massa após bater os ingredientes no liquidificador e misture com uma colher.
    Abraço e volte sempre 🙂

  • Helena

    /

    Luciana, tenho feito este pão, que faz o maior sucesso! Não costumo colocar mel, mas às vezes coloco castanhas e/ou passas, e o pão fica mais gostoso ainda! Também já coloquei um pouco de farinha de linhaça (reduzindo a quantidade de farinha de trigo na mesma proporção) e ficou muito bom!
    Obrigada pelas ótimas receitas e dicas!
    Abs!

  • Carine

    /

    Com essa receita posso fazer mini paes ao inves de colocar em forma de pao?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Carine, esta massa é bem mole, você não vai conseguir modelar os pães, mas você pode usar forminhas.
    Abraço e volte sempre 🙂

  • Thata

    /

    Qual leite vc usa? Tenho intolerância à lactose, pode ser água?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Uso sempre leite de vaca mesmo (também sou intolerante e prefiro as opções sem lactose). Nunca fiz com água, então não sei dizer se dá certo.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram