Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Pavlova com lemon curd e morangos

Pavlova com lemon curd e morangos

Eu vivo para experimentar comidas bonitas. E, quando além de bonitas, são gostosas, fico mais feliz ainda. Principalmente quando preparadas por mim.

Esta sobremesa parece muito mais difícil do que realmente é: uma base de suspiro, um creminho azedo-doce, os morangos marinados com alecrim que dá um toque super especial e chantilly para finalizar. Uma combinação incrível de texturas e sabores que impressiona qualquer um.

Aproveite a ideia para surpreender seus convidados no próximo jantar na sua casa. 😉

Pavlova com lemon curd e morangos

Para a base de suspiro:
4 claras
1 pitada de sal
250g. de açúcar
2 colheres de chá de maisena
1/2 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de vinagre branco

Para a cobertura:
Morangos frescos
3 ramos de alecrim
3 colheres de sopa de caldo de limão, vinagre balsâmico ou conhaque
Lemon curd (acesse a receita completa AQUI)
Chantilly

Preaqueça o forno a 180ºC. Corte os morangos ao meio, junte o alecrim e regue-os com o caldo de limão, vinagre balsâmico ou conhaque.

Usando uma batedeira, bata as claras em velocidade média até criarem volume, quase chegando ao ponto de neve. Aumente a velocidade e vá pulverizando o açúcar aos poucos (com cuidado, pois o açúcar pode “voar”). Bata até o ponto que forme picos bem firmes, que não caiam para o lado quando pegar um pouco com a colher.

Desligue a batedeira e acrescente a essência de baunilha, o amido e o vinagre. Bata mais um pouco somente até combinar tudo.

Diminua a temperatura do forno para 150ºC (ou deixe a porta semi aberta, na distância de uns 5cm. até fechar).

Espalhe o merengue em quatro ou cinco círculos em uma assadeira untada com manteiga. Você pode usar uma colher para formar o círculo, mas eu prefiro colocar o merengue em um saco plástico (é só apoiá-lo em um copo alto ou jarra e despejar o merengue dentro) e cortar a pontinha para confeitar com o saco.

Leve para assar por aproximadamente 1 hora, ou até a superfície ficar durinha mas sem dourar. O processo é bem lento mesmo, para dar certo a temperatura do forno deve ser bem baixa. Desligue, retire e aguarde esfriar. Este suspiro pode ser guardado por até 2 dias, dentro de um pote bem fechado e em temperatura ambiente.

Para montar a sobremesa, coloque o suspiro no prato/travessa de servir e distribua por cima o lemon curd (o azedinho dele equilibra bem com o doce da base de suspiro). Espalhe os morangos e, por cima, coloque um pouco de chantilly. Se quiser, enfeite com folhinhas de alecrim.

Esta quantidade serve entre 4 e 5 porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram