Você está aqui:  / Como fazer / Congelados / Dicas da Nutri / Tablete de caldo de legumes saudável — como fazer

Tablete de caldo de legumes saudável — como fazer


Não sei se isso acontece em todo o mundo, mas se tem uma coisa que os brasileiros AMAM é cozinhar com tablete de caldo. Desde o momento de refogar até na hora de preparar o risoto, ele está lá firme e forte. Para mim, o que é mais contraditório é que todo mundo sabe que não deveria usar esses cubinhos, mas o dito cujo está tão presente no nosso inconsciente que acaba sendo a primeira opção.

Segundo nossa consultora para as Dicas da Nutri, a Raquel Labonia da WellMove, os principais componentes dos tablete de caldo são 1. sal, 2. gordura vegetal, 3. amido e 4. açúcar. Somente depois deles entram de fato os temperos e, em seguida, vêm os aditivos químicos (reforçadores de sabor glutamato de sódio e inosinato de sódio, espessante goma xantana, aromatizantes e corante caramelo III).

Se o principal motivo de utilizar o tablete de caldo é o sabor para deixar a comida ainda mais gostosa, por que aceitar esse pacote cheio de coisas artificiais?

Já ensinei aqui a preparar um Caldo de legumes, galinha, carne ou peixe caseiro, que é feito com as rebarbas de legumes que são congelados até a gente juntar uma quantidade boa. Esse caldo pode ser preparado, por exemplo, uma vez ao mês e congelado em porções maiores ou em forminhas de gelo para ser utilizado à medida em que a gente precisa dele.

Mas hoje, vamos ver que é possível e fácil preparar um tablete de caldo de legumes saudável e delicioso, que substitui perfeitamente os cubinhos industrializados. Feito apenas com comida de verdade, sem nada de aditivos químicos que a gente nem sabe o que significa.

A dica é da nutricionista Raquel Labonia. E vocês devem ter percebido que nossa parceria com ela está começando super bem, não acham? 😀

Como fazer tablete de caldo de legumes saudável

1 colher de sopa de azeite
1 abobrinha média
1 cenoura pequena
2 cebolas pequenas (branca ou roxa)
1 batata pequena
3 dentes de alho
1/2 talo de salsão
1/2 maço de salsinha
1/2 ramo de manjericão
1/2 maço pequeno de coentro
1/4 de xícara de sal
1 colher de chá de cúrcuma ou açafrão da terra (opcional)
1 colher de chá de cominho em pó (opcional)
1 colher de chá de páprica doce ou defumada (opcional)
2 folhas de louro (opcional)

Lave bem e seque todos os vegetais e as ervas. Descasque, se necessário, e pique os ingredientes.

Aqueça o azeite em uma frigideira grande e coloque a cebola e o alho para refogarem. Quando estiverem transparentes, junte os outros legumes. Tempere com o sal, o louro, a cúrcuma, o cominho e a páprica, se for usar, e deixe cozinhar (na própria água que os vegetais vão soltando).

Quando estiver tudo bem cozido e macio, retire as folhas de louro e coloque o refogado no liquidificador para obter um creme homogêneo. Volte esse creme para a frigideira e deixe secar um pouco (cerca de 3 a 5 minutos).

Despeje o creme em forminhas de gelo ou espalhe em um refratário coberto com papel manteiga (nesse caso, após congelado, corte em quadradinhos para ir usando aos poucos). Mantenha no congelador por até três meses.

COMO USAR O TABLETE DE CALDO SAUDÁVEL

Mantenha sempre no congelador por até três meses (eu coloquei os tabletinhos dentro de um pote com tampa). Para utilizar, substitua um caldo industrializado por um quadradinho. O tablete de caldo saudável também pode ser dissolvido em água.

Importante: Lembre-se de provar a preparação antes de acrescentar mais sal.

Use para para refogar e cozinhar vegetais, molhos, carnes, risotos, arroz e o que mais você quiser. Fica uma delícia!

Dica: você pode variar os legumes ou substituí-los com os que preferir ou tiver disponível. O segredo é usar vegetais parecidos como mandioquinha ou aipim no lugar da batata, tomate ou pimentões no lugar da abobrinha, alho poró ou a parte branca da cebolinha no lugar da cebola e assim por diante. Não prenda-se à receita! 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

17 Comentários

  • mi

    /

    UAU, tudo de bom! Obrigada!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Tenho certeza de que quando você provar vai gostar ainda mais!
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Jackie Lima

    /

    Excelente dica, adorei…. vou começar a fazer sempre, obrigada…

  • Michelle

    /

    Fiz esta receita e amei, agora só uso este, há meses! O meu não ficou com consistência firme para tablete, então deixo em um potinho no freezer e quando vou usar, pego com uma colher. Obrigada pela receita!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Michelle, boa ideia! Acho que pode ser até mais fácil de usar, vou tentar assim da próxima vez.
    Para ele ficar firme, você precisa deixar o creme secar bem antes de congelar.
    Também sou super fã desta receita, nunca falta em casa 🙂
    Beijo e volte sempre!

  • /

    Boa noite Luciana! Sou super fã das suas receitas! E todo mundo aqui em casa agora quando as faço! Mas hoje gostaria de saber: se eu quiser fazer um tablete de carne ou de galinha como poderia fazer um saudável como este de legumes?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Dê, obrigada pelo carinho! <3
    Ainda não tenho uma versão com galinha ou carne, mas estou pesquisando e fazendo alguns testes. Quando chegar a um resultado satisfatório, publico aqui também. Por enquanto, indico a versão caseira dos caldos.
    Beijo e volte sempre.

  • c

    /

    Não fiz, mas, gostei muito da ideia, NUNCA uso caldo industrializado, vou fazer sem duvida nenhuma.

  • Viviane Santana

    /

    Então, vc bateu o talo do aipo no liquidificador? Pq eu fazer isso uma vez e a fibra do enrolou na base da lamina e quase queimou o meu liquidificador (e olha que ele é aquele classic da oster, super forte)

  • Luciana Carpinelli

    /

    Viviane, se você picar o salsão, conforme indicado no passo a passo, não vai ter problema. 😉

  • Viviane Santana

    /

    Esqueci de perguntar, qtos cubos para um litro de água?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Viviane, eu costumo usar a mesma proporção dos tabletes industrializados (com cubinhos do tamanho médio de um cubo de gelo), ou seja, 1 tablete para cada 500ml. Mas na verdade vai depender do quanto você deixou os sabores concentrados e do tamanho que você cortou os seus cubinhos.

  • Viviane Santana

    /

    Fiz e adorei. Deu um gostinho especial à polenta.

  • Viviane Santana

    /

    Oi, amiga. Eu de novo, vou fazer a receita novamente, vi que na foto tem um tomate, mas na receita não… será q posso acrescentar?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Viviane. Bem no finalzinho do post tem uma dica sobre substituição de ingredientes, espero que ajude 🙂

  • Maria Claudia Ornellas Trautman

    /

    Nossa, adorei essa receita. Vou tentar fazer em casa. Fiz uma vez um caldo de legumes caseiro, não a sua receita, e depois fiquei com uma pena danada de jogar os legumes fora. Por isso, já dei uma olhada na sua receita, que me pareceu beeeeemmm melhor pois, além de ser mais prática, você dá toda a orientação de como aproveitar os legumes resultantes do caldo. Obrigada!

  • Meire Cortez

    /

    Olá!!
    Fiz essa sua receita de caldo de legumes e congelei na forminha de gelo. Que delícia de caldo !!!! Facilitou muito minha vida. Uso em risotos, sopas, molhos, etc. amei !!!! Parabéns pela receita!!!!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram