Você está aqui:  / Como fazer / Congelados / Dicas da Nutri / Tablete de caldo de legumes saudável — como fazer

Tablete de caldo de legumes saudável — como fazer


Não sei se isso acontece em todo o mundo, mas se tem uma coisa que os brasileiros AMAM é cozinhar com tablete de caldo. Desde o momento de refogar até na hora de preparar o risoto, ele está lá firme e forte. Para mim, o que é mais contraditório é que todo mundo sabe que não deveria usar esses cubinhos, mas o dito cujo está tão presente no nosso inconsciente que acaba sendo a primeira opção.

Segundo nossa consultora para as Dicas da Nutri, a Raquel Labonia da WellMove, os principais componentes dos tablete de caldo são 1. sal, 2. gordura vegetal, 3. amido e 4. açúcar. Somente depois deles entram de fato os temperos e, em seguida, vêm os aditivos químicos (reforçadores de sabor glutamato de sódio e inosinato de sódio, espessante goma xantana, aromatizantes e corante caramelo III).

Se o principal motivo de utilizar o tablete de caldo é o sabor para deixar a comida ainda mais gostosa, por que aceitar esse pacote cheio de coisas artificiais?

Já ensinei aqui a preparar um Caldo de legumes, galinha, carne ou peixe caseiro, que é feito com as rebarbas de legumes que são congelados até a gente juntar uma quantidade boa. Esse caldo pode ser preparado, por exemplo, uma vez ao mês e congelado em porções maiores ou em forminhas de gelo para ser utilizado à medida em que a gente precisa dele.

Mas hoje, vamos ver que é possível e fácil preparar um tablete de caldo de legumes saudável e delicioso, que substitui perfeitamente os cubinhos industrializados. Feito apenas com comida de verdade, sem nada de aditivos químicos que a gente nem sabe o que significa.

A dica é da nutricionista Raquel Labonia. E vocês devem ter percebido que nossa parceria com ela está começando super bem, não acham? 😀

Como fazer tablete de caldo de legumes saudável

1 colher de sopa de azeite
1 abobrinha média
1 cenoura pequena
2 cebolas pequenas (branca ou roxa)
1 batata pequena
3 dentes de alho
1/2 talo de salsão
1/2 maço de salsinha
1/2 ramo de manjericão
1/2 maço pequeno de coentro
1/4 de xícara de sal
1 colher de chá de cúrcuma ou açafrão da terra (opcional)
1 colher de chá de cominho em pó (opcional)
1 colher de chá de páprica doce ou defumada (opcional)
2 folhas de louro (opcional)

Lave bem e seque todos os vegetais e as ervas. Descasque e pique os legumes.

Aqueça o azeite em uma frigideira grande e coloque a cebola e o alho para refogarem. Quando estiverem transparentes, junte os outros legumes. Tempere com o sal, o louro, a cúrcuma, o cominho e a páprica, se for usar, e deixe cozinhar (na própria água que os vegetais vão soltando).

Quando estiver tudo bem cozido e macio, retire as folhas de louro e coloque o refogado no liquidificador para obter um creme homogêneo. Volte esse creme para a frigideira e deixe secar um pouco (cerca de 3 a 5 minutos).

Despeje o creme em forminhas de gelo ou espalhe em um refratário coberto com papel manteiga (nesse caso, após congelado, corte em quadradinhos para ir usando aos poucos). Mantenha no congelador por até três meses.

COMO USAR O TABLETE DE CALDO SAUDÁVEL

Mantenha sempre no congelador por até três meses (eu coloquei os tabletinhos dentro de um pote com tampa). Para utilizar, substitua um caldo industrializado por um quadradinho. O tablete de caldo saudável também pode ser dissolvido em água.

Importante: Lembre-se de provar a preparação antes de acrescentar mais sal.

Use para para refogar e cozinhar vegetais, molhos, carnes, risotos, arroz e o que mais você quiser. Fica uma delícia!

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • mi

    /

    UAU, tudo de bom! Obrigada!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Tenho certeza de que quando você provar vai gostar ainda mais!
    Beijo e volte sempre 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

três × dois =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram