Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Cannoli de chocolate branco

Cannoli de chocolate branco

Acho que não é novidade para vocês que apesar de amar o Brasil, minha ascendência fala alto quando o assunto é comida (vide a quantidade enorme de variações de massas e molhos ou de pratos típicos da Itália que temos publicados aqui). Por isso, vibrei com a possibilidade de aprender a preparar meus adorados rolinhos, em uma incrível versão de Cannoli de chocolate braco!

“Cannolo” (ou “cannoli”, no plural) significa “pequeno tubo” e é um doce típico com origem na região da Sicília, a grande ilha que fica próxima à ponta da “bota” formada pelo país no mapa. É basicamente um rolinho de massa crocante recheado com um creme adocicado, consumido principalmente na época dos festejos de carnaval. Hoje é possível encontrar as mais diversas variações em todo mundo, principalmente após a célebre frase do filme O Poderoso Chefão: “Leave the gun, take the cannoli” (ou “deixe a arma, pegue os doces”).

No relançamento da edição limitada do blend Tribute to Milano, a Nespresso enviou um kit para preparo deste cannoli de chocolate branco que harmoniza perfeitamente com o sabor intenso e elegante do café. Precisa dizer que eu amei o presente? Como muita gente que viu a foto no Instagram (já segue a gente lá?) perguntou como faz, resolvi trazer o registro para cá também.

Esta receita foi desenvolvida pela Les Gourmand Club, que preparou os kits, e a sugestão de Nespresso é que seja degustada com a cápsula Tribute to Milano, por conta da notas frutadas e por ser um prato italiano — assim é possível sentir o gostinho e a sensação de estar em Milão. <3

Cannoli de chocolate branco

50g. de chocolate branco em gotas ou picado
100g. de creme de leite (preferencialmente fresco, para deixar o recheio mais firme)
10ml. de licor cointreau
50g. de açúcar de confeiteiro (mais para salpicar)
1 colher de café de essência de baunilha
20g. de frutas cristalizadas
4 tubos de cannoli assados

Coloque o chocolate em uma tigela de vidro e leve para derreter no microondas por 2 a 3 minutos. A cada 30 segundos, pare e o processo e mexa com uma colher (preferencialmente que não seja metálica). Repita o processo até que esteja completamente derretido mas não muito quente. Reserve.

Coloque na batedeira o creme e bata por cerca de 3 minutos. Junte o açúcar de confeiteiro, o licor, o chocolate derretido, a baunilha e bata até que fique com uma consistência firme (mais ou menos 3 minutos).

Enquanto isso, pique bem as frutas cristalizadas. Misture-as ao creme (lembre-se de reservar um pouco para decorar os cannoli).

Cubra com uma tampa ou plástico filme e deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos. Depois disso, é só rechear os tubinhos de cannoli com o creme e enfeite com as frutas cristalizadas. Finalize com um pouco de açúcar de confeiteiro pulverizado por cima.

Dica: os tubos de cannoli vieram prontos, mas acho que deve dar para fazer com massinhas redondas de pastel, fritas ou assadas.

Estas quantidades rendem 4 unidades médias de cannoli de chocolate branco.

Nota: este não é um post patrocinado. Trata-se de divulgação espontânea pois adorei a receita (e o café também!).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram