Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Doces, bolos e sobremesas / Sem lactose / Torta fit de chocolate com castanhas (calorias reduzidas, sem lactose)

Torta fit de chocolate com castanhas (calorias reduzidas, sem lactose)

TortaFitDeChocolateComCastanhas_CozinhandoPara2ou1

Eu acredito que o principal segredo para uma vida saudável é o equilíbrio. Na minha alimentação não há nada proibido, a única coisa que não cabe de forma alguma é o exagero. Friturinha? Uma vez ou outra, por que não? Sobremesa? Qual é o problema se for de vez em quando? Carboidratos, glúten, lactose, doces, todas essas coisas que deixam a vida mais gostosa: não existe problema nenhum com eles (é claro, se você não tiver realmente alguma restrição ou intolerância)!

Mas apesar disso, como costumo repetir por aqui, sempre é possível fazer algumas substituições para deixar nossas receitas queridas e exageradas um pouco mais moderadas e leves — e não menos gostosas por isso! Quer um ótimo exemplo? Dá só uma olhada nessa foto. O grande segredo é pensar em ingredientes mais saudáveis e nutritivos e menos calóricos ou gordurosos.

O chocolate amargo é uma delícia e contém altos níveis de flavonóides e antioxidantes, que contribuem para o funcionamento do metabolismo e evitam o envelhecimento precoce; e ainda fazem bem ao coração, diminuindo os níveis do mau colesterol (LDL) e favorecendo o aumento do bom (HDL), além de melhorar o nosso humor e aliviar o estresse.

O óleo de coco é uma gordura super saudável, é facilmente absorvida pelo nosso organismo e logo se transforma em energia. Além disso, é antioxidante, melhora o funcionamento do sistema imunológico e da tireóide, regula as funções intestinais e também contribui para a diminuição do LDL e aumento do HDL.

Já as fibras dos grãos do biscoito e do leite de aveia contribuem para a saciedade, ajudam a digestão e favorecem a eliminação mais rápida de substâncias tóxicas do organismo e a renovação celular (o que também ajuda a evitar o desenvolvimento de câncer intestinal).

Resumindo, esta torta é muito mais um complemento alimentar do que apenas uma sobremesa. Não concorda? Olha que ótima desculpa para ser feliz e comer sem culpa uma fatia dessas! (Sem exagero, é lógico. 🙂 )

Torta fit de chocolate com castanhas (calorias reduzidas)

Para a base de biscoito:
1 pacote de biscoito/bolacha integral com grãos preferencialmente sem açúcar (140g.)
2 colheres de sopa de óleo de coco em consistência de pasta (para isso, deixe-o na geladeira até que fique firme)
1 pitadinha de sal

Para o recheio da torta fit de chocolate com castanhas :
1 tablete de chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau (170g.)
1/2 xícara de Leite de aveia (clique AQUI para acessar a receita completa)
1 colher de chá de extrato de baunilha
+/- 1/4 xícara de castanhas do pará picadas

Triture os biscoitos no liquidificador ou processador de alimentos (ou então coloque-os em um saco plástico grosso e amasse-os com o rolo de macarrão). Depois disso, coloque em uma tigela, misture com o sal e vá amassando com o óleo de coco até obter uma farofa grossa.

Cubra uma forma com fundo falso de 20 cm. de diâmetro, pressionando bem (também nas laterais), e leve ao forno preaquecido em 180°C por mais ou menos 15 minutos ou até começar a dourar. Retire-a do forno e deixe esfriar um pouco.

ComoFazerTortaFitDeChocolate_CozinhandoPara2ou1

Enquanto isso, derreta o chocolate. Quebre ou corte grosseiramente o tablete e coloque-o em uma tigela que possa ir ao micro-ondas. Programe 30 segundos, retire a tigela após este tempo e misture bem. Se ainda não estiver totalmente derretido, vá acrescentando mais 30 segundos e mexendo até derreter.

Acrescente o leite de aveia e misture bem até ficar um creme homogêneo. Somente então adicione o extrato de baunilha. Cubra a base de biscoito com este creme de chocolate e depois distribua as castanhas picadas sobre ele.

Sirva a torta em seguida, ainda quentinha, ou conserve-a em temperatura ambiente (na geladeira o chocolate pode ficar muito firme). Esta quantidade rende uns 8 pedaços médios.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Josi

    /

    Amei essa receita!! nunca tinha usado o leite de aveia e deu um trabalho para fazer mas gostei mto o creme de chocolate fica ótimo, obrigada!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Josi, que bom que gostou! Comer bem sem peso na consciência é melhor ainda, né?
    E sabe que eu tenho uma amiga que diz que faz a dieta de preparar tudo do zero? Ela come pão, batata frita, hambúrguer, doce, sobremesa… não restringe nada na alimentação. A única condição é que TUDO seja preparado por ela, por dois motivos: primeiro pq ela sabe exatamente o que está indo para o prato e evita aditivos e calorias desnecessárias; segundo porque dá trabalho e aí ela pensa duas vezes antes de exagerar. Ou seja: receitas um tantinho mais trabalhosas podem ser uma forma da gente se controlar um pouquinho mais. Não concorda? 🙂
    Beijão e volte sempre!

  • Karina

    /

    luh fiquei com preguica de fazer esse leite de aveia tem p/ vender pronto? onde???

  • Luciana Carpinelli

    /

    Karina, hoje já é possível encontrar o leite de aveia à venda em lojas de alimentos naturais ou em grandes redes de supermercado.
    Como alguns são adoçados, é preciso ficar atenta aos ingredientes (no caso desta torta não tem problema, mas se você for substituir o creme de leite comum em receitas salgadas não vai ficar muito bom se ele for doce).
    Beijo e volta depois para contar se aprovou a receita! 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram