Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Reaproveitamentos / Arroz maluco (com calabresa, bacon, ovo, ervilhas e batata palha)

Arroz maluco (com calabresa, bacon, ovo, ervilhas e batata palha)

ArrozMaluco_CozinhandoPara2ou1

Depois que você começa a pegar gosto pela culinária, fica sempre curioso quando vê pratos diferentes, querendo descobrir os ingredientes utilizados ou então como são preparados. E foi assim que o “Arroz Maluco” entrou na minha vida.

Minha amiga Thaís, companheira de aventuras gastronômicas, adora compartilhar comigo as fotos das comidas gostosas que ela experimenta por aí. Carioca da gema, retornou à terra natal e me mostrou o prato com um arroz incrementado, com uma cara ótima, e disse que era uma receita super tradicional no Rio de Janeiro. Adivinha se a pessoa aqui já não quis saber tudo sobre ela para experimentar?

A aparência não ficou muito boa, mas o sabor ficou tão especial que eu quase comi a panela toda sozinha, de uma vez. Já virou uma das minhas formas preferidas de reaproveitar o arroz pronto.

Arroz maluco (com calabresa, bacon, ovo, ervilhas e batata palha)

50g. de bacon em cubinhos
1 linguiça calabresa sem pele e em cubos
1 dente de alho bem picadinho
1 ovo
1/2 xícara de ervilhas (congeladas ou em conserva escorridas)
1 xícara de arroz cozido (sobras)
1/4 xícara de água
1 colher de chá de ervas picadinhas ou desidratadas
Batata palha para servir (usei a feita em casa sem gordura > clique AQUI para acessar a receita completa)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça uma panela e coloque o bacon para soltar a gordura. Se precisar, acrescente um fiozinho de azeite e, quando estiver quase dourando, junte a calabresa e o alho para refogar. Retire os pedacinhos e deixe escorrer sobre papel absorvente.

Na mesma panela, quebre o ovo e espere começar a embranquecer a clara. Com uma espátula, vá misturando para dividi-lo em pedaços não muito grandes.

ComoFazerArrozMaluco_CozinhandoPara2ou1

Retorne a calabresa e o bacon à panela e adicione o arroz. Misture tudo, regue com a água e deixe cozinhar rapidamente. Por fim, coloque as ervilhas e as ervas, mexa uma vez mais e corrija o tempero com sal e pimenta do reino, se necessário.

Sirva com a batata palha por cima. Esta quantidade serve bem até 3 porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Teresa

    /

    Luciana minha avó era carioca e sempre fez esse arroz maluco pra gente quando passávamos as férias com ela, que delícia relembrar um prato t]ao querido!! Obrigada!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Teresa. Fico feliz que esta receita tenha te trazido boas lembranças. Para mim, esta é uma das coisas mais gostosas nas comidinhas simples e reconfortantes. Um abraço na alma!
    Beijo e volte sempre. 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

15 − 13 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram