Você está aqui:  / Carnes / Picanha assada com alho (no forno)

Picanha assada com alho (no forno)

????

Os carnívoros assumidos da minha casa são meu pai e minha irmã. Como ela já se casou e agora mora em outra cidade com o marido e meus sobrinhos, e minha mãe e eu preferimos uns “matos”, meu pai não tem mais companhia para degustar seus pratos preferidos quando somente nós estamos em casa — ou seja, o boi ainda quase mugindo de tão mal passada que é a carne!

Outro dia, querendo agradá-lo, dei uma peça de picanha e prometi preparar especialmente para ele. Comecei errando porque o corte da picanha trouxe também uma “rebarba” não muito nobre (que não me lembro agora qual era), mas acontece principalmente com quem não tem tanta prática — e a gente come também porque não dá para jogar fora.

Bom, cheguei a cogitar fazer uma picanha recheada, mas meu pai quase teve um treco porque, segundo ele, a picanha já é tão boa sozinha que ia “estragá-la”. Fiquei então no básico, quase que um churrasco feito no forno, e assim o presente foi muito bem recebido. Acho até que ficou mesmo incrível, já que papai comeu tanto que quase foi necessário chamar um guincho para levantá-lo da mesa. 😉

Picanha assada com alho (no forno)

1 picanha pequena (de, no máximo, 900g.)
+/- 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
4 a 6 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
1 colher de chá de ervas desidratadas
1 folha de louro
1 a 2 colheres de sopa de sal
1 boa pitada de pimenta do reino
Cabeças de alho inteiras, azeite e ervas finas a vontade

Misture à manteiga em textura de pomada os alhos amassados (quanto mais você gostar de alho, mais pode colocar), as ervas, o sal e pimenta do reino até obter uma pasta homogênea. Envolva a folha de louro e deixe descansar por pelo menos uns 20 minutos para que os sabores se intensifiquem.

Enquanto isso, corte a “tampa” das cabeças de alho com uma faca bem afiada e tempere-as com um fiozinho de azeite, sal, pimenta do reino e uma pitada de ervas de sua preferência — nesta receita usei somente o tomilho.

Depois, cubra uma assadeira não muito grande com papel alumínio (lado brilhante para cima). Espalhe, então, a pasta temperada sobre a picanha, deixando uma camada homogênea em todos os lados, coloque-a na assadeira com o lado da gordura para cima e coloque a folha de louro. Arrume as cabeças de alho ao redor da picanha (como no dia minha mãe, que não come carnes, iria consumir o alho assado, embrulhei uma das cabeças em papel alumínio para que ela não tivesse contato com os líquidos da carne).

ComoFazerPicanhaAssadaNoAlho_CozinhandoPara2ou1

Cubra com outro pedaço de papel alumínio (lado brilhante virado para a carne) e leve ao forno preaquecido em 200ºC por 40 minutos a 60 minutos (como meu pai prefere a carne bem mal passada, deixei menos tempo). Depois disso, retire a cobertura de alumínio e retorne ao forno por mais 10 a 20 minutos, dependendo de como você preferir — por aqui, esperamos dar uma tostadinha na parte de cima.

Como o corte da picanha é irregular, os pedaços mais altos ficarão mal passados ou ao ponto e os de espessura menor, mais bem passados. Corte fatias no sentido contrário às fibras da carne e sirva com o molho do fundo da assadeira e os alhos assados, que ficam macios e com sabor bem suave, quase adocicado.

Esta quantidade serve até quatro pessoas, dependendo do apetite e dos acompanhamentos. Na minha casa, servimos com uma salada caprichada e rodelas de pão. Praticamente um churrasco indoor, ou seja, dentro de casa.

Dica: eu usei somente 1 colher de sopa de sal e, como a minha peça era bem alta, não foi suficiente. Como o sal fica só por fora, pode colocar um pouco mais que não vai estragar.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram