You are here:  / Doces, bolos e sobremesas / Bolo de cenoura com calda de chocolate

Bolo de cenoura com calda de chocolate

BoloDeCenouraComCoberturaDeChocolate_CozinhandoPara2ou1

Eu sou doceira no nível de nem precisar pensar duas vezes para trocar o prato principal pela sobremesa. Apesar disso, procuro não fazer doces em casa para evitar a tentação de comer tudo sozinha. Mas outro dia fui tomar o café da tarde com minha bisavó e postei no Instagram (já segue @cozinhandopara2ou1 lá? 😉 ) uma foto deste bolo de cenoura.

Algumas pessoas me pediram a receita. Demorei um pouco para consegui-la e depois para prepará-la e fotografar um pedaço para colocar aqui. Porém, aproveito a oportunidade para sugerir que este bolo faça parte das delícias de Páscoa na sua família. Tem a cenoura dos coelhinhos, tem o astro da temporada que é o chocolate, é uma loucura de bom e não fica aquela coisa doce demais. Seja para o café da manhã ou para um lanchinho durante o dia, aqui está a dica. Receita de vó não tem erro… de bisavó, então, nem se fala! <3

2 cenouras pequenas limpas e picadas ou raladas
1/2 xícara de óleo vegetal
2 ovos
3/4 de xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento químico em pó

Para a calda de chocolate:
3 colheres de sopa achocolatado em pó
3 colheres de sopa de leite de vaca
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa bem cheia de manteiga

No liquidificador, bata as cenouras com o óleo e os ovos até obter um creme bem homogêneo e sem pedacinhos. Acrescente o açúcar e a farinha de trigo peneirados e bata mais uma vez até obter uma massa quase líquida. Por fim, adicione o fermento e dê uma última batida rápida.

Despeje a massa em uma assadeira pequena (27cm. x 18 cm.) untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 25 minutos ou até que um palitinho espetado no meio do bolo saia limpo.

ComoFazerBoloDeCenouraComCoberturaDeChocolate

Retire a assadeira do forno e prepare a calda. Junte todos os ingredientes em uma panelinha e deixe ferver em fogo baixo até encorpar um pouco, mexendo de vez em quando (mais ou menos 5 minutos). Despeje sobre o bolo ainda quente para que ela seja absorvida.

Esta receita rende entre 6 e 8 porções, mas o bolo pode ser congelado. Para isso, corte os pedaços ainda sem a cobertura e embrulhe-os bem com papel alumínio antes de levar ao congelador. Antes de comer, leve-o direto do congelador ao forno em 180ºC até descongelar ou aqueça-o em um grill. Sirva com a calda por cima.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

6 Comments

  • Sabrina Orlov

    /

    Acabei de fazer o bolo de cenoura, sensacional! Ficou uma delícia mesmo. Fiz meia receita e deu 5 bolinhos individuais. Vou testar congelar 2 pra ver como fica depois.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Sá, você fez, na verdade, 1/4 da receita :)
    Que bom saber que deu certo e gostou. Pode congelar que fica ótimo depois!
    beijo

  • Danielle malfacini

    /

    como posso fazer meia receita? obrigada.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Danielle.
    Para fazer meia receita é só dividir as quantidades dos ingredientes pela metade :)
    Beijo e volte sempre!

  • Marcia

    /

    Bolo excelente e o melhor, a receita é de um bolo pequenino, o que para mim é perfeito! Parabéns!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Receita de bisa não tem erro, né?
    Obrigada pelo comentário e volte sempre :)

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

treze + 1 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram