Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Burrata com molho de tomates cereja

Burrata com molho de tomates cereja

BurrataComMolhoDeTomateCereja_CozinhandoPara2ou1

A burrata é um queijo tipicamente italiano hiper cremoso, preparado a frio com uma parte de muçarela, uma parte de muçarela de búfala e outra de creme de leite. Como tem o sabor muito suave, levemente azedinho (que lembra o da coalhada seca), cai bem com os mais diversos temperos e vira uma entrada diferente e deliciosa.

Como queijos e tomates são sempre uma excelente combinação, resolvi preparar um molho cru de tomates cereja, que fica super fresquinho. Ótima sugestão, simples, fácil e rápida de preparar e que fica super bonita para servir como entrada nas ceias das Festas de Fim de Ano — ou em qualquer outra situação.

1 burrata de mais ou menos 200g. (ou 1 bola de muçarela de búfala ou de queijo de cabra cremoso)
100g. de tomates cereja
1 dente de alho
1/2 cebola pequena (opcional)
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas (usei manjericão)
Azeite, sal e pimenta do reino moída na hora a vontade
Torradas, fatias de pão italiano ou de ciabatta para acompanhar

Antes de começar, retire a burrata da geladeira para que fique em temperatura ambiente e ainda mais cremosa. Caso não encontre a burrata, substitua por muçarela de búfala ou queijo de cabra.

No processador de alimentos ou liquidificador, coloque os tomatinhos lavados com o alho (tire aquela partezinha mais escura que fica no centro, para deixar o sabor mais suave), as ervas e, se for usar, a cebola — eu gosto de tudo muito bem temperadinho com cebola e alho para evitar o uso excessivo de sal, mas se preferir não use a cebola. Tempere com um fiozinho de azeite (para bater mais fácil), uma pitada de sal e pimenta do reino e bata bem até obter um molho homogêneo.

ComoFazerMolhoDeTomatesCereja_CozinhandoPara2ou1

Coloque o molho em um prato ou refratário, arrume a burrata no centro e tempere com sal, pimenta do reino a vontade — use, de preferência, uma moída na hora que fica com o sabor incrivelmente melhor — e um generoso fio de azeite.

Caso prefira, deixe o molho pronto na geladeira (em pote com tampa) e monte o prato na hora de servir, com a burrata em temperatura ambiente.

Sirva o prato acompanhado de torradas ou fatias de pão. Como o queijo é bem cremoso dentro da película externa, cada um pode ir pegando um pouco dele e do molho com uma espátula para colocar sobre o pão.

Esta quantidade é suficiente para duas pessoas como entradinha. Se quiser, complemente o prato com folhas verdes em volta da burrata com o molho.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram