Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Receitas com vídeo / [VÍDEO] Brownie especial com dois chocolates e amêndoas

[VÍDEO] Brownie especial com dois chocolates e amêndoas

Brownie2ChocolatesAmendoas_CozinhandoPara2ou1

Acho que já contei aqui que a boleira da família sempre foi a minha irmã: qualquer receita que ela testava ficava linda e eu nunca conseguia chegar nem perto daquela perfeição. Teve até uma ocasião em que consegui fazer um bolo fofinho e mais bonito, que por isso merecia uma cobertura especial: adivinha se não consegui deixar um brigadeiro tão duro que foi impossível comer o bolo sem que fosse enfiando uma colher e tentando tirar pelotas do que era um bolo? Acreditem, acontece nas melhores famílias.

O lado bom de quase sempre errar a mão nos bolos é que os meus brownies ficam ótimos. Coincidência ou não, eles sempre saem baixinhos, úmidos e perfeitos! <3

Este, eu fiz com base na receita do Fica, vai ter sobremesa!, com pequenas alterações. Uma sobremesa deliciosa preparada com chocolates ao leite e meio amargo (quem não gosta de chocolate, né?) e alguns pedaços de amêndoas para dar um toque crocante. Depois de 20 minutos no forno, fica uma delícia ainda morno acompanhado de uma bola de sorvete de creme. Fácil, rápido de fazer e delicioso. Ah, e preciso dizer que este é o melhor brownie que já fiz na vida!

Brownie especial com dois chocolates e amêndoas

170g. de chocolate meio amargo
50g. de manteiga cortada em cubos e em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 ovos
1 colher de chá de baunilha
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitala de sal
1/4 xícara de amêndoas picadas
1/4 xícara de gotas de chocolate ao leite

Quebre o chocolate, coloque em uma tigela de vidro e leve ao microondas. Aqueça por 30 segundos, retire e misture para distribuir o calor. Repita esse processo até que o chocolate esteja derretido (deve precisar cerca de 2 minutos, no máximo). Depois, acrescente a manteiga e vá mexendo até que ela derreta completamente e fique um creme homogêneo. Esta será a base do brownie.

Em outra tigela, bata o ovo com a baunilha por mais ou menos uns 2 minutos até começar a aparecer bolhinhas menores. Se quiser, bata na batedeira, mas como é rápido, eu acho que não tem problema usar um fouet para isso.

Depois, adicione o açúcar mascavo, a farinha de trigo (de preferência peneirada) e o chocolate com a manteiga. Misture bem a cada adição. Por último, envolva o bicarbonato e o sal. Misture até dissolver todos os grumos para obter uma massa lisa.

Despeje a massa em uma assadeira forrada com papel manteiga untado (passe uma fina camada de manteiga/margarina na assadeira, cubra com um pedaço de papel que fique maior que a assadeira e unte novamente com manteiga/margarina, sobre o papel — sem ele, o brownie não desenforma sem quebrar). Se não tiver o papel manteiga, unte bem a forma e polvilhe com chocolate ou cacau em pó.

Distribua por cima  as castanhas e as gotas de chocolate e leve ao forno pré-aquecido em 160-180ºC por mais ou menos 20 minutos. O brownie fica baixo (não cresce muito), as bordas devem ficar mais secas e o centro ainda não tão firme. Retire do forno, com a ajuda do papel, desenforme o brownie e deixe-o esfriar, sem o papel, sobre uma grade (pode ser a parte reta do escorredor de louças ou uma das grades do forno ainda fria sobre apoios para que o ar circule por baixo também).

Dica: este brownie pode ser congelado. Para isso, espere esfriar, corte pedaços e embrulhe-os em papel alumínio. Antes de servir, aqueça no microondas por mais ou menos 30 segundos e, para complementar, colocar uma bola de sorvete de creme. Fica irresistível!

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

três × 1 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram