You are here:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Vegetais / Batata rösti (batata suíça recheada)

Batata rösti (batata suíça recheada)

img_20130816_204251.jpg

Mais uma receitinha campeã da minha irmã, que fica uma delícia. A ideia de fazer batata rösti me assustava, mas ela garantiu que funcionava e me rendi (e não foi difícil como eu esperava!). Escolha o recheio de sua preferência e mãos à obra.

Batata rösti (batata suíça recheada)

2 batatas médias (+/- 250 a 300g.)
2 colheres de sopa de cebola ralada ou bem picadinha
1/2 colher de sopa de cheiro verde picado
Azeite, sal e pimenta do reino
+/- 3 colheres de sopa do recheio de sua preferência*

Cozinhe as batatas por uns 6 a 8 minutos, para que comecem a ficar macias. Enquanto isso, prepare uma tigela com água gelada e um pouco de gelo. Retire as batatas da água quente e coloque-as na água gelada até resfriarem bem. Enxugue as batatas, descasque-as e rale-as no ralo grosso do ralador. Tempere com a cebola, o cheiro verde, um pouquinho de sal e pimenta do reino.

Aqueça uma frigideira antiaderente pequena, unte-a com um generoso fio de azeite e arrume metade da batata ralada e temperada no fundo dela. Com uma espátula, vá apertando com cuidado para que não fique falhas e fique firme. Coloque o seu recheio* no centro da base e cubra com o restante da batata. Vá acertando a superfície com a espátula para que fique firme e não desmonte.

Depois de mais ou menos 10 minutos e com a ajuda de outra frigideira ou de um prato, vire a batata para dourar o outro lado pelo mesmo tempo. Sirva ainda bem quente.

* Para o recheio, você pode usar os ingredientes de sua preferência: cream cheese, bacon, calabresa, queijos, atum, cebola caramelizada, cogumelos, legumes, carne moída, carne seca, frango desfiado, frios picados etc.

Dica: para que a batata fique mais firme e não desmonte na hora de virar, tente sempre usar algum tipo de queijo que dê “liga” ao recheio.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

10 Comments

  • Tia Marli

    /

    Muito boa. Adorei.

  • luciana c.

    /

    Fica uma delícia, tia Marli, pode tentar! 😉

  • Adriana

    /

    Muito interessante, agora como faço para fazê-la de carne moída??
    Tem que colocar queijo também?
    Como deve ser feito o preparo da carne?

  • lilian mara silva

    /

    essa receita pode ser assada da certo tambem?

  • Jaqueline

    /

    Excelente receita, parabéns!!

  • Letícia

    /

    GRUDOU TUDO ESSA BOSTA FICOU RIDICULA UMA MERDA

  • Luciana Carpinelli

    /

    Letícia, que pena que não deu certo! E entendo perfeitamente sua decepção — eu também já testei muitas receitas que não deram certo e, algumas delas, funcionaram direitinho da segunda tentativa.
    Esta batata eu faço frequentemente e nunca tive problemas, inclusive várias pessoas também fizeram em casa e mandaram fotos lindas. Às vezes a frigideira não ajudou muito, ou você não caprichou no azeite para untar bem a frigideira. Bom, de qualquer forma, espero que volte e tente experimentar outras receitas.
    Grande abraço e desculpe pela decepção.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

quatro × 3 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram