Você está aqui:  / Reaproveitamentos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Baião de dois em versão sem carne

Baião de dois em versão sem carne

O Baião de dois é um prato tipico da região Nordeste e partes da região Norte do Brasil. É um prato único super caprichado, um banquete completo que reúne arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo com carne seca ou charque e queijo de coalho.

Para variar, resolvi testar uma versão sem carne com cubinhos crocantes de cogumelos como se fossem cubinhos de bacon. Óbvio que não fica a mesma coisa, né? Mas preciso dizer que ficou muito interessante, sim.

Uma opção deliciosa para reaproveitar as sobras de arroz e feijão e transformar em uma refeição caprichada, colorida e deliciosamente irresistível!

Baião de dois em versão sem carne

1/2 xícara de feijão cozido (usei fradinho, pode ser verde ou de corda)
1/2 xícara de arroz cozido (branco ou vermelho)
1 colher de sopa de manteiga de garrafa
100g. de cogumelos shitake
1/2 cebola picadinha (usei da roxa)
1 dente de alho amassado
1/2 pimenta malagueta ou dedo de moça picada
1 punhado de coentro (ou salsa) bem picadinho
1 tomate pequeno sem sementes em cubinhos
150g. de queijo de coalho em cubos
2 ovos fritos (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Higienize os cogumelos com um papel toalha ou paninho para limpar as sujidades (NUNCA lave cogumelos pois eles absorvem muita água como uma esponja e ficam borrachudos). Corte-os em cubos como faria com bacon.

Em uma frigideira, aqueça a manteiga de garrafa e coloque o cogumelo. Deixe refogar em fogo bem baixo até que os cubinhos comecem a ficar crocantes e dourados.

Junte a cebola, o alho e a pimenta para refogar. Se não gostar de muita picância, retire as sementes (elas que deixam o prato ardido). Quando a cebola estiver transparente, adicione o arroz e o feijão e e vá mexendo até distribuir tudo muito bem.

Por fim, acrescente o tomate e o coentro (se preferir, substitua por salsinha). Se estiver muito seco, adicione um tantinho de água, apenas para que não resseque demais.

Por fim, coloque os cubos de queijo e dê uma última misturada para integrar.

Experimente e, se precisar, corrija o sal. Tempere com pimenta do reino e, para finalizar seu baião de dois, tampe a panela e espere uns cinco minutos para o queijo começar a derreter. Sirva em seguida (eu fiz um ovo frito para por em cima e coroar o prato — pena que a gema estourou 🙁 ).

Estas quantidades servem duas porções do Baião de dois em versão sem carne.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Ana Cristina

    /

    Porque está escrito bacon se a receita é sem carne?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Porque a receita é minha e eu chamo como preferir 🙂
    Assim como quando fizer, você poderá dar o apelido que quiser aos cubinhos crocantes de cogumelos.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram