Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Tagine de legumes e cuscuz marroquino com castanhas

Tagine de legumes e cuscuz marroquino com castanhas

Tagine é o nome de uma panela marroquina, com a tampa que lembra um chapéu de bruxa. É nela que são feitos os saborosos pratos ensopados tradicionais da região, como este de legumes. Ele é bem temperadinho com especiarias e mel!, servida com um cuscuz também típico de lá feito com com castanhas de caju.

Um prato delicioso e que fica pronto em menos de meia hora, perfeito para um jantarzinho reconfortante nas noites mais frias de inverno.

Mais uma receita deliciosa da Rita Lobo.

Tagine de legumes e cuscuz marroquino com castanhas

Para o cuscuz marroquino com castanhas de caju:
1/2 xícara de cuscuz marroquino
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal
1/2 xícara de água fervendo
1/4 de xícara de castanhas de caju torradas

Para a tagine de legumes:
1/2 xícara de couve-flor em floretes
1/2 xícara de abóbora japonesa em cubos não muito grandes
1/2 abobrinha média em cubos não muito grandes
1/2 cebola pequena em cubinhos
1 dente de alho amassado ou picadinho
1/2 xícara de molho de tomate (preferencialmente caseiro)
1/2 xícara de água
1 pitada de semente de coentro
1 pitada de cominho em pó
1 pitada de cúrcuma em pó
1 folha de louro
1 pedaço de canela em pau
1 colher de chá de mel
Azeite e sal a vontade
Folhas de coentro fresco para servir

Coloque o cuscuz marroquino em uma tigela média e tempere com o azeite e o sal. Junte a água fervendo, misture e cubra com um prato. Deixe hidratar por 5 minutos.

Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com um bom fio de azeite, junte a cebola, o alho, o cominho, a cúrcuma, as sementes de coentro, a folha de louro e a canela em rama. Mexa bem por 1 minuto para perfumar.

Junte o molho de tomate, misturando bem com o refogado. Regue com a água, tempere com 1 pitada de sal e adicione a couve-flor, a abobrinha e abóbora.

Mantenha a panela em fogo médio e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos, com a tampa entreaberta até que os legumes estejam macios mas ainda inteiros, sem desmanchar. Mexa de vez em quando para que os legumes cozinhem por igual e para evitar que grudem no fundo da panela. Depois disso, desligue o fogo e misture o mel.

Solte o cuscuz com um garfo, misture as castanhas (eu tostei as minhas na frigideira quente sem nada) e sirva a seguir com a tagine ainda bem quente. Decore com folhas de coentro, que completam o sabor e adicionam um frescor.

Estas quantidades servem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram