Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Batata rosti de queijo com salada e molho especial

Batata rosti de queijo com salada e molho especial

Batata rosti recheada de queijo e uma salada de rúcula (e tomatinhos) com molho de mostarda e mel. Um jantarzinho diferente e bem gostoso, tanto de preparar como de comer. 🙂

Desta vez, a batata rosti vem com rendimento para duas pessoas. Quem sabe você não anima a preparar para seu amor no Dia dos Namorados que está chegando?

Pode ser impressão minha, mas acho que demorou um século pra nova temporada do programa Cozinha Prática no GNT começar e eu aguardei ansiosamente até hoje para retomar a minha rotininha de cozinhar também nas noites de segunda-feiras.

A Rita Lobo pode nem saber, mas no ano passado essas segundas com o formato “cozinha em tempo real” foram mesmo uma terapia depois que passei por um episódio bem traumático (rolou até uma sumida repentina do blog, por isso acabei falando sobre isso aqui).

Mas enfim, cozinhar com ela e depois postar as fotos no Instagram viraram um passatempo literalmente delicioso, que deixaram os inícios das minhas semanas mais leves.

Batata rosti com recheio de queijo e salada

3 batatas médias
2/3 de xícara de queijo ralado grosso (muçarela, meia cura, provolone, prato etc.)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lave, descasque e passe as batatas pela parte grossa do ralador. Coloque a batata sobre um prato limpo, forme uma trouxinha e torça bem para extrair o excesso de água das batatas. Depois, tempere com sal e pimenta e separe em duas partes.

Leve ao fogo baixo uma frigideira pequena antiaderente. Quando estiver quente, regue com um fio de azeite azeite e espalhe bem.

Mantenha a frigideira em fogo baixo e espalhe metade de uma das partes das batatas raladas, até cobrir todo o fundo. Pressione levemente com uma espátula para nivelar e formar uma camada uniforme.

Espalhe metade do queijo ralado, deixando cerca de 1 cm. de borda livre para evitar que o recheio grude nas laterais. Cubra com o restante desta primeira parte das batatas raladas e, com a espátula, pressione para nivelar e selar as laterais. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 12 minutos, até dourar a base da rosti.

Retire a frigideira do fogo e, com uma espátula, solte as laterais e o fundo da batata rosti. Deslize-a para um prato raso; cubra com a frigideira, segure o prato e vire de uma só vez. Se preferir, vire a batata em outro prato, como se fosse bolo, e deslize para a frigideira, com o lado dourado para cima.

Volte a frigideira ao fogo baixo, deixe o outro lado cozinhar por mais 12 minutos. Solte novamente as laterais com a espátula de silicone e transfira para um prato.

Você pode, então, fazer o mesmo com a outra parte da batata e o restante do queijo. Se preferir, faça as duas partes ao mesmo tempo usando duas frigideiras.

Estas quantidades rendem duas porções.

 

Para a salada de rúcula e tomatinhos com molho de mostarda e mel:
Folhas de rúcula higienizadas
Tomatinhos cortados ao meio
2 colheres de sopa de mostarda (preferencialmente de Dijon)
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de vinagre (preferencialmente de vinho tinto)
4 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade

Em um pote de vidro com tampa, junte todos os ingredientes menos o sal e a pimenta. Tampe bem e chacoalhe vigorosamente até formar um molho homogêneo.

Experimente e então tempere com sal e pimenta (algumas mostardas são mais picantes e salgadas que outras, por isso é bom experimentar antes de temperar). Tampe novamente e agite apenas para misturar.

Este molho dura uns 5 dias na geladeira (em pote bem tampado). Utilize para temperar saladas, grelhados ou legumes assados.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram