Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Pastel caseiro de queijo (fogazza frita)

Pastel caseiro de queijo (fogazza frita)

No final de abril tirei um período de férias e, por causa da pandemia da COVID-19 acabei passando 15 dias em casa, sem sair para absolutamente nada. Confesso que não consegui fazer nem metade do que estava planejando, mas não é que saiu a primeira massa de pastel caseira por aqui?

Não ficou exatamente como pastel de feira, como esperado, mas gostei bastante deste resultado meio pastel meio fogazza frita. Inflou bonitinho, o queijo derreteu lindamente e até formou umas bolhinhas na casca.

Finalmente a receita chegou aqui para quem também quiser tentar em casa.

Pastel caseiro de queijo (fogaça frita)

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 colher de sopa de cachaça
1/2 xícara de água (pode precisar de um pouco mais ou menos)
Recheio de sua preferência

Coloque a farinha em uma tigela grande e misture com o sal. Junte o óleo, a cachaça e aos poucos vá acrescentando a água, usando uma colher de pau ou espátula para misturar. O objetivo é obter uma massa firme, que não gruda na mão (por isso não use água demais). Se precisar, coloque um pouquinho mais de trigo.

Transfira a massa para uma superfície limpa e seca e amasse-a por uns 5 minutos até que ela fique lisa e mais elástica. Embrulhe a massa com um saco plástico e deixe descansar por 1 hora. Este tempo é essencial para que a massa fique mais fácil de abrir e manusear para ser fechada.

Depois desse tempo, espalhe um pouco de farinha sobre uma superfície limpa e seca. Abra a massa o mais fino que conseguir e corte círculos (eu usei a tampa de um pote plástico). Enfarinhe um pouco cada círculo de massa e coloque um sobre o outro.

Recheie cada massa com recheio suficiente para cobrir metade da massa sem exagerar (eu usei um pedaço de queijo branco com 1/4 de fatia de muçarela e ficou incrível). Com cuidado, dobre ao meio, molhe a borda com água e feche as pontas e selando bem para não abrir durante a fritura.

Estas quantidades rendem cerca de 12 a 15 pastéis médios.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


@CozinhandoPara2ou1 no Instagram


%d blogueiros gostam disto: