Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Como fazer batata rosti com queijo e shimeji

Como fazer batata rosti com queijo e shimeji

Batata rösti é uma receita suíça preparada com a batata ralada grossa e tostadinha na frigideira, geralmente recheada. Eu adoro mas fazia tempo que não me lembrava dela. Estava desejando cebolas caramelizadas, aí deu match e eu fui pra cozinha.

Só quando já estava ralando a batata que pensei que faltava acrescentar mais proteína ao prato (além do pouquinho de queijo que uso sempre pra “grudar” a batata ralada). E essa é uma armadilha muito frequente de quem está começando a diminuir a ingestão de carnes: esquecer de incluir um substituto nutricionalmente para elas.

Como tinha shimeji na geladeira, até considerei colocá-lo no recheio também, mas confesso que morro de medo da batata desmontar, então foi por cima mesmo. E não é que ficou bonito no prato (com proteína e sem carne, veja só!)?

Foi então que lembrei que uma seguidora comentou num post que até acha meus pratos vegetarianos lindos mas não consegue fazer uma refeição sem proteína porque fica faltando alguma coisa. Primeiro concluímos que por proteína ela queria dizer carne. Quantos chefs e nutricionistas propagam essa informação assim, de forma tão simplista?

Hoje em dia tem até cardápio em que você escolhe “a proteína” (que são carnes) e depois os complementos (geralmente onde entram os vegetais). E é este raciocínio que faz com que a maioria das pessoas ache que uma refeição não está completa sem uma proteína animal. A gente cresce aprendendo a começar a pensar no prato pela carne e o restante é só acompanhamento. Mas é justamente isso que precisamos mudar!

Se a gente colocar no prato uma fonte de carboidratos e uma fonte de proteínas vegetais (e entre elas fibras que dão saciedade) mais uns leguminhos coloridos para completarem os nutrientes, você tem uma refeição completa sem carne.

Sempre é bom lembrar que tudo bem comer carne se você quiser. Só não dá mais pra comer carne em todas as refeições — a gente já sabe que o meio ambiente não dá mais conta, não é sustentável, né? Precisamos ter consciência disso e fazer a nossa parte.

Como fazer batata rosti com queijo e shimeji

2 batatas médias (+/- 250 a 300g.)
2 colheres de sopa de cebola ralada ou bem picadinha
1/2 colher de sopa de cheiro verde picado
Azeite, sal e pimenta do reino
+/- 3 colheres de sopa do recheio de sua preferência

Cozinhe as batatas por uns 6 a 8 minutos, para que comecem a ficar macias. Enquanto isso, prepare uma tigela com água gelada e um pouco de gelo. Retire as batatas da água quente e coloque-as na água gelada até resfriarem bem. Enxugue as batatas, descasque-as e rale-as no ralo grosso do ralador. Tempere com a cebola, o cheiro verde, um pouquinho de sal e pimenta do reino.

Aqueça uma frigideira antiaderente pequena, unte-a com um generoso fio de azeite e arrume metade da batata ralada e temperada no fundo dela. Com uma espátula, vá apertando com cuidado para que não fique falhas e fique firme. Coloque o seu recheio* no centro da base e cubra com o restante da batata. Vá acertando a superfície com a espátula para que fique firme e não desmonte.

Depois de mais ou menos 10 minutos e com a ajuda de outra frigideira ou de um prato, vire a batata para dourar o outro lado pelo mesmo tempo. Sirva ainda bem quente.

Para o recheio, usei a cebola caramelizada e completei com shimeji na manteiga salpicado com cebolinha picada.

Dica importante: para que a batata fique mais firme e não desmonte na hora de virar, tente sempre usar algum tipo de queijo que dê “liga” ao recheio.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram