Você está aqui:  / Chefs e inspirações / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Ravioli de pobre com espinafre e molho de frango da Paola Carossella (com versão vegetariana)

Ravioli de pobre com espinafre e molho de frango da Paola Carossella (com versão vegetariana)

Se tem uma coisa me emociona é quem coloca o coração naquilo que faz — seja o seu trabalho ou não. E uma das coisas que mais me encantam no programa Masterchef Brasil é a paixão da chef Paola Carosella que transborda quando fala de cozinhar.

Na última temporada, ela ensinou a preparar esta receita do jeitinho que a sua avó fazia. E foi um dos episódios mais encantadores que eu assisti!

Desde então tenho vontade de reproduzir este prato, mas acabei demorando mais do que gostaria. Só que, ao ver as notícias do início da próxima temporada, me dei conta que ainda não tinha experimentado.

Este ravioli não tem recheio, por isso, ela o chama de ravioli de pobre. Porém a massa é bem caprichada, feita com espinafre e ricota, e ainda leva um molho delicioso de frango.

Na semana em que fiz a massa, tinha passado na casa da minha mãe e colhido no quintal umas pitangas do pé e um maço de ora-pro-nóbis. Quando lembrei que esta PANC é chamada de “carne dos pobres” (por ter bastante proteína, ferro e vitaminas e dar aos montes e de graça nos terrenos baldios por aí), pensei que poderia ser uma adaptação interessante para a massa.

E assim foi que eu preparei esta refeição tão simples e tão gostosa, que ainda inclui uma saladinha com vinagrete especial. Não tem como não gostar, viu?

Ravioli de pobre com espinafre e molho de frango da Paola Carossella

Para o ravioli de pobre com espinafre:
250g. de farinha de trigo
75g. de ricota de búfala
200g. de espinafre (ou de ora-pro-nóbis)
1 ovo
Azeite, sal e pimenta branca a vontade
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
Queijo parmesão para servir

Para o molho de frango:
2 sobrecoxas de frango
1/2 cebola em cubinhos
2 dentes de alho
1 lata de tomate pelado
1 ramo de tomilho
1 pitada de pimenta calabresa
1 colher de sopa de manteiga
Azeite, sal e pimenta branca a vontade

Salteie o espinafre (eu usei ora-pro-nóbis) com um fiozinho de azeite e depois bata com o ovo e a ricota (no liquidificador, no mixer ou no processador de alimentos). Incorpore este líquido verde à farinha, misturando até absorver bem, sove a massa e forme uma bola. Embrulhe-a com um plástico para não ressecar e deixe descansar por pelo menos 30 minutos.

Enquanto isso, frite o frango na panela com um fiozinho de azeite ou de óleo e adicione a cebola, o alho, o tomilho, a pimenta e tempere a vontade. (Para substituir o frango, usei um pacotinho de carne” de jaca verde desfiada sem tempero a esse refogado.)

Adicione o tomate pelado com o suco, volte o frango à panela e cozinhe por no mínimo 1 hora e meia, com a panela fechada. Deixe o molho reduzir a dois terços e de vez em quando vá mexendo para desfiar o frango e tirar os ossos, caso tenha.

Abra a massa e corte em quadradinhos formando os raviolis (sem recheio). Vá colocando sobre um pano de prato limpo e dobre-o para cobrir a massa, assim eles não ressecam até terminar de cortar a massa.

Ferva uma panela grande cheia de água. Adicione 1 colher de sopa de sal e, quando levantar fervura novamente, vá colocando aos poucos os raviolis para cozinhar. Quando eles boiarem, escorra-os e junte-os à panela do molho.

Para finalizar, junte a manteiga e misture bem até que ela derreta e seja incorporada totalmente ao molho. Sirva a massa com molho e salpique com queijo ralado.

A família da Paola costumava acompanhar de salada de folhas escuras, temperada com um molho de vinagre de vinho com azeite, alho picado ou amassadinho e sal. Se possível, com uma fatia de pão de fermentação natural para aproveitar todo o molho do fundo do prato.

Estas quantidades servem duas boas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram