Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Como fazer cogumelos grelhados

Como fazer cogumelos grelhados

Acho que já deu para perceber que adoro cogumelos, né? Além de terem baixo valor calórico e alta concentração de proteínas, é uma ótima opção para alternar as proteínas animais no prato do dia a dia.

E, estando em Mogi das Cruzes, cidade responsável por cerca de 80% da produção total de cogumelos no país inteiro, o acesso é sempre muito fácil, com muitas variedades. Aliás, cogumelo é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos que contêm uma ampla variedade de formas, cores e tamanhos — muitos deles venenosos.

Já estes cogumelos (comestíveis!) grelhados são uma ótima forma de preparo que fica lindo e gostoso para serem servidos como prato principal, para complementar uma salada ou incrementar um sanduíche. É bem simples, mas tem alguns segredinhos para ficar assim dourado e saboroso.

A princípio pode parecer uma receita simples demais, mas aprendi aqui que nada é irrelevante, mesmo para quem já tem alguma prática na cozinha. Por isso resolvi compartilhar — espero que seja útil!

Como fazer cogumelos grelhados

Cogumelos
Azeite e/ou manteiga
Sal e pimenta a vontade
Cebolinha para servir (opcional)

O primeiro segredo: nunca lave cogumelos. NUNCA MESMO!

Isso porque os cogumelos são uma esponjinha que absorve todos os líquidos com os quais entram em contato, seja a água sem gosto ou um molho bem saboroso. Se eles absorvem a água, o sabor fica bem fraco, perdendo toda a graça.

Use um papel absorvente ou um pano de prato úmido e limpe com cuidado a superfície dos cogumelos, retirando todas as sujeirinhas.

Corte-os em fatias finas no sentido do comprimento (três ou quatro fatias, dependendo do tamanho). Se quiser, faça cortes superficiais para deixar mais bonito e fazer com que os cogumelos absorvam melhor os temperos.

Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Quando estiver bem quente, regue com um fiozinho de azeite e coloque 1/2 colher de sopa de manteiga (se preferir, use somente azeite). Arrume as fatias do cogumelo lado a lado, sem sobrepô-las. Não mexa por 5 minutos para que não soltem água — este é o segundo segredo.

Outra dica importante: não coloque cogumelos demais de uma única vez pois todas as fatias precisam tocar totalmente o fundo e a frigideira não pode esfriar para caramelizar os cogumelos.

Tempere com uma pitada de sal e outra de pimenta do reino e depois dos 5 minutos, confira se a parte de baixo está dourada. Caso contrário, deixe-os um pouco mais. Vire os cogumelos e espere que dourem também do outro lado.

Os cogumelos devem estar macios e com os dois lados bem dourados.

Você pode servir salpicando cebolinha fatiada, gergelim, gengibre ralado ou outro tempero ou ainda preparar um molho (creme de leite com o fundinho da panela e um pouquinho de mostarda fica uma delícia; molho de tahine combina super bem também!).

As quantidades vão depender do que você vai acompanhar.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Miriam Oliver

    /

    COMO FAZER COGUMELO SEM SER ASSADO?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Você leu o post aí em cima? Ensinei como fazer o cogumelo grelhado. Se quiser, tem muitas outras receitas com cogumelos aqui no blog, é só usar o campo de busca para navegar e encontrá-las. 😉

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram