Você está aqui:  / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Pulled jaca (“carne” de jaca desfiada no molho de cerveja)

Pulled jaca (“carne” de jaca desfiada no molho de cerveja)

Uma versão bem especial do famoso Pulled pork feita com — pasmem! — “carne” de jaca. Tirando as fotos que ficaram lindas (orgulhinho do resultado!), preciso dizer que ficou uma delícia.

Não é carne, eu sei. Mas é comida, é nutritiva, é saudável e mais importante: ninguém queima floresta pra plantar jaqueira, não é mesmo?

Eu juro que tinha um certo pé atrás de provar mas me surpreendi. Uma vez comi uma coxinha de jaca e achei só ok e por isso não me animei a arriscar todo o processo de preparo da “carne” de jaca. Aí vi essa que já vem pronta e animei a experimentar. Gostei bastante! Óbvio que depende muito dos temperos que você usa, mas se caprichar fica como esta da foto, deliciosa.

Esta “carne” de jaca comprei da Verdegê, uma mãe e uma filha que botam a mão na massa pra facilitar o acesso a quem, como eu, ainda não se sente preparado para abrir uma jaca e transformá-la nesse ingrediente incrível.

Por enquanto, vou me acostumar a usá-la assim. Quem sabe um dia arrisco enfrentar a baba e começar a preparação desde a jaca verde. 🙂

A receita do Pulled pork é originalmente preparada com carne de porco cozida ou assada a ponto de se desmanchar ao ser puxada (tradução do “pulled”), feita obviamente com “carne” de jaca. Um recheio suculento e cheia de sabor que fica uma delícia no meio do pão.

Esta é uma ideia simples e super interessante para uma refeição com cara de fast food tradicional americano. E, para completar o prato, Chips de batata doce e uma Maionese de abacate. Sucesso garantido, hein? Experimente mais! 😉

Pulled jaca (“carne” de jaca desfiada no molho de cerveja)

300g. de “carne” de jaca desfiada (feita em casa ou comprada pronta)
1 cebola bem picadinha
2 dentes de alho bem picadinhos
1/2 xícara de cerveja
1/2 xícara de molho barbecue (clique AQUI e veja a receita completa)
1/4 de xícara de extrato de tomate
1 limão espremido
1 colher de chá de páprica defumada
1 colher de chá de mostarda em pó
1 pitada de cominho
1 pitada de pimenta caiena
1 pitada de canela em pó
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Pão australiano (clique AQUI e veja a receita completa)
Repolho branco e roxo fatiado fino
Cenoura ralada
Chips de batata doce (clique AQUI e veja a receita completa)
Maionese de abacate (clique AQUI e veja a receita completa)

Aqueça uma panela não muito grande mas que comporte bem a “carne” de jaca (você pode preparar desde a jaca verde ou então já comprar pronta — é mais fácil de encontrar em lojas de produtos naturais ou veganos).

Coloque um bom fio de azeite e refogue a cebola e o alho sem deixar dourar. Enquanto isso, misture os demais ingredientes em uma tigela para formar o molho.

Adicione a jaca, junte o molho à panela, misture bem e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos até o molho começar a secar. Prove e corrija o tempero, se necessário.

Sirva em seguida o seu pulled jaca dentro do Pão australiano. Se quiser, coloque mais molho barbecue. Acompanhe com a cenoura e os repolhos e os Chips de batata doce. A Maionese de abacate finaliza com louvor. E uma cerveja gelada completa o banquete! (Na foto tinha mesmo água com gás e limão siciliano espremido.)

Se preferir, sirva o pulled jaca como acompanhamento. Fica uma delícia também.

Estas quantidades servem bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram