Você está aqui:  / Carnes / Congelados / Sanduíches / Pulled pork de costela (costela cozida com molho e desfiada)

Pulled pork de costela (costela cozida com molho e desfiada)

PulledPorkSandwich_CozinhandoPara2ou1

Uma das coisas que mais me fascinam na cozinha é que a gente compreende melhor que para tudo há um tempo certo (inclusive já falei sobre isso neste post sobre Uma terapia chamada culinária).

Como sou preguiçosa, acabo sempre preferindo as receitas mais rápidas e práticas, mas é incomparável o que uma cocção mais lenta faz com uma boa carne — eu, que sou fresca para comer carne em pedaços, não resisto a uma bem desfiadinha, desmanchando. E é exatamente isso que significa o “Pulled pork”, um pedaço de porco cozido ou assado a ponto de se desmanchar ao ser puxado (tradução do “pulled”).

Faz MUITO tempo que queria testar a receita que a Vivian postou no Francinha Cooks. Até que acordei num domingo com vontade de ficar o dia todo na cozinha e lembrei dela, mas ao passar no açougue, a costela fresquinha sorriu pra mim e eu tive que adaptar a carne indicada originalmente. Voltei pra casa feliz e, depois de algum tempo cuidando da panela, desfrutei de um sanduíche preparado quase que 100% por mim, dentro de um Pão australiano (o Aussie Bread do Outback) que eu tinha assado no dia anterior.

Comer é bom, mas muito mais gostoso é comer uma comidinha feita com amor pela gente.

Pulled pork de costela (costela cozida com molho e desfiada)

600-700g. de costela de porco
50g. de bacon em cubos
1 cebola roxa grande em rodelas
4 dentes de alho picadinhos
1 cenoura média ralada
4 colheres de sopa de ketckup
1/2 xícara de vinho tinto
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de páprica picante
1/2 colher de sopa de cominho em pó
1 lata de tomate pelado ou polpa de tomate
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça uma panela e coloque o bacon para soltar a gordura. Quando ele começar a dourar, coloque a cebola e o alho para refogar, mexendo de vez em quando. Assim que a cebola ficar macia, junte a cenoura e misture para que ela também refogue, por mais uns 3 minutos.

Coloque a costela cortada em pedaços e vá mexendo para que ela doure de todos os lados. Quando a carne mudar de cor, adicione o ketchup. Misture e regue com o vinho, acrescente o açúcar mascavo e os temperos e, por último, o tomate.

ComoFazerPulledPork_CozinhandoPara2ou1

Deixe cozinhar em fogo baixo e com a panela semi-tampada por umas 2h-2h30, mexendo de vez em quando. Se preferir, cozinhe por mais ou menos 1 hora na panela de pressão.

Ao fim desse tempo, a carne deve estar se desmanchando e desfiando sozinha e o molho deve ter reduzido e estar mais grosso, quase que como um barbecue. Retire todos os ossos e, se quiser, deixe cozinhar mais um pouquinho. Prove e tempere com sal e pimenta do reino.

O pulled pork geralmente é servido frio em sanduíches. Para o meu, usei o Pão australiano (Aussie Bread) feito em casa (clique AQUI para acessar a receita completa), rabanete fatiado bem fininho e mini rúcula. Fica uma delícia também com macarrão ou cuscuz marroquino só hidratado no caldo de legumes ou de carne.

Estas quantidades servem entre 2 e 3 boas porções. Caso sobre, congele por até 3 meses.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • vivian

    /

    eeeeee!! ficou delicinha?? 😀

  • Luciana Carpinelli

    /

    Chamar essa marailha de delicinha chega a ser ofensa. Menina, o que é isso? :O
    Apaixonei de um jeito que to até sonhando com isso… no macarrão do dia seguinte, então, fica uma tentação.
    Beijo e obrigada pela receita 🙂

  • Daniele

    /

    Nossa!!! Eu fiz e surpreendeu o tanto que ficou bom.
    Comi com uma mini baguete de parmesão e batata palha. Já virou receita obrigatória aqui em casa =P

  • Luciana Carpinelli

    /

    Sou suspeita mas também sou fã desta receita. Fica bom servida de qualquer jeito, mas com certeza nessa baguete de parmesão deve ter ficado irresistível!
    Grande beijo e volte sempre 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram