Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Massa de pizza de couve flor

Massa de pizza de couve flor

A pizza de hoje é BEM diferente — e que o sr. Odair, também conhecido como meu pai e o rei das pizzas, não me ouça. É que, desta vez, a “massa” que eu usei é feita de couve flor. Isso mesmo: é super leve, saudável, sem glúten e bem fácil e rápida de fazer, já que não precisa fermentar.

Justo eu, que não gosto de couve flor e vivo falando disso por aqui. Confesso que não sei nem como mas aconteceu! 🙈

É óbvio que esta massa de pizza de couve flor não fica igual à original de farinha fermentada, nem sequer engana os olhos, mas não é de todo ruim. Nada que um bom molho de tomate, uma muçarela fresca e orégano direto do vasinho não dêem jeito. Entra para o #DiárioDaPizza, mas não sei se algum dia teremos repeteco na minha casa. E aposto que vai virar convidada frequente no cardápio de muitos que vêm até aqui! 😉

Massa de pizza de couve flor

2 xícaras de couve flor processada (veja abaixo como fazer)
1 dente de alho bem picadinho
1 clara de ovo
1/4 de xícara de queijo muçarela ralado (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Corte a couve flor para separar em floretes (os pedaços não precisam ficar muito pequenos) e coloque no processador junto com o alho (corte-o em uns 3 ou 4 pedaços para distribuir melhor) e vá pulsando até ficar tudo picadinho. Cuidado para não bater demais e virar um purê. Meça as xícaras com a couve flor já processada.

Transfira para uma tigela grande e junte a clara de ovo e o queijo, se for usar, misturando bem. Tempere com um pouquinho de sal e de pimenta do reino.

Cubra uma assadeira com papel manteiga e unte-o com uns pinguinhos de azeite para garantir que não vai grudar.

Espalhe a “massa” com uma colher, formando uma camada homogênea no fundo da assadeira. Leve ao forno preaquecido em 200ºC até a superfície começar a dourar (cerca de 15-20 minutos, dependendo do forno). Fique atento para não queimar!

Retire do forno, monte sua pizza com seus ingredientes preferidos e retorne ao forno para derreter o queijo e gratinar. Eu acrescentei à massa de pizza de couve flor o Molho de tomate para pizza, queijo muçarela fresco ralado, rodelas de tomate e enormes azeitonas chilenas pretas. Para finalizar, umas folhinhas de orégano fresco direto do vasinho e um bom fio de azeite.

Estas quantidades rendem um disco médio de massa de pizza de couve flor (6 pedaços).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram