Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetariana / Nhoque de banana da terra (sem glúten) com molho de queijo coalho

Nhoque de banana da terra (sem glúten) com molho de queijo coalho

Para mim, poucas comidas são mais afetivas do que nhoque. É como se fosse um carinho na alma, uma lembrança do Nhoque da vó Nair que sempre aparecia nos almoços de domingo em família, com aquele monte de gente espalhado pela copa e pela cozinha, sentada equilibrando o prato no colo.

Seja a receita original de batata ou qualquer outra variação, o efeito é o mesmo. Neste caso do nhoque de banana da terra, a lembrança afetiva se junta à novidade e vira uma refeição super interessante. Ou seja, um prato cheio para quem gosta de aventuras gastronômicas.

A combinação do leve adocicado da banana com o molho de queijo coalho, equilibrando os sabores, resultam em uma experiência muito interessante. Se você ainda tem dúvidas, só posso recomendar que experimente. As chances de se tornar um dos seus pratos preferidos é enorme!

Nhoque de banana da terra com molho de queijo coalho

Para o nhoque de banana da terra:
4 bananas da terra maduras
1/2 xícara de farinha de arroz (ou de trigo)
Sal a vontade

Para o molho de queijo coalho
150g. de queijo coalho ralado
1 xícara de creme de leite fresco
1 pitada de noz moscada ralada na hora
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque bastante água em uma panela e leve para ferver. Descasque as bananas (guarde as cascas para preparar a Casca de banana louca ou carne louca vegana), coloque-as na água fervente e junte 1 colher de sopa de sal. Deixe cozinhar por 10 minutos, até que as bananas estejam bem macias.

Escorra-as da água e amasse com um garfo. Tempere com uma pitadinha de sal, espalhe essa massa sobre um prato e leve ao congelador por 20 minutos para que fique bem fria e firme.

Enquanto isso, aqueça o creme de leite em uma panela. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, coloque 1/3 do queijo e misture bem até derreter. Vá repetindo com mais 1/3 e o terço restante, sempre misturando bem para que o molho fique homogêneo. Tempere com a noz moscada e pimenta do reino. Prove e, se precisar, corrija o sal. Reserve aquecido.

Depois que a banana estiver gelada e firme, separe-a em quatro partes. Salpique um pouco da farinha sobre uma superfície limpa e seca, coloque uma parte da banana e salpique mais um pouquinho de farinha por cima. Vá enrolando para formar um rolinho de massa. Evite ao máximo misturar farinha na banana, use-a apenas para evitar que grude na base. Corte os nhoques. Repita com as outras partes da banana.

Você pode cozinhá-los em água ou dourá-los em manteiga derretida em uma frigideira.

Coloque o nhoque de banana da terra no prato e cubra com o molho de queijo coalho. Se quiser, salpique com queijo ralado ou salsa picadinha. Sirva em seguida.

Estas quantidades servem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Sandrine

    /

    Posso substituir o creme de leite fresco com o quê? Beijos 😘

  • Luciana Carpinelli

    /

    Sandrine, na verdade o ideal seria não substituir. Você poderia usar o creme de leite de lata ou de caixinha, o que vai dar um resultado um pouco diferente, mas faça em fogo bem baixinho e não deixe ferver para não talhar.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram