Você está aqui:  / Bebidas / Garrafinha de chocolate quente

Garrafinha de chocolate quente

Além de melhorar o nosso humor e aliviar o estresse, o chocolate possui altos níveis de flavonóides e antioxidantes, que contribuem para o funcionamento do metabolismo e evitam o envelhecimento precoce; e ainda fazem bem ao coração, diminuindo os níveis do mau colesterol (LDL) e favorecendo o aumento do bom (HDL). Entretanto, o ideal é consumi-lo com parcimônia: apesar de todos benefícios, muitas versões desta maravilha possuem muito açúcar.

Quanto mais puro ou mais cacau há no chocolate, maiores são seus benefícios. Por isso, as melhores escolhas são o extra amargo (com 75% a 85% de cacau), o amargo (50% a 75%) ou o meio amargo (35% a 50%). Isso porque o leite, geralmente adicionado às outras receitas, interfere na absorção dos nutrientes — o que pode diminuir bastante os benefícios.

Para não deixar passar em branco o Dia Mundial do Chocolate, comemorado hoje (7 de julho), trago esta dica de garrafinha de chocolate quente. Ela é super versário: para consumir, basta adicionar água ou leite quente e chacoalhar. E pode ser levada na lancheira ou na marmita, no cesta do piquenique, pode ser um presentinho fofo, enfeitar mesa de festa ou de um café da tarde caprichado e até ser vendida.

Garrafinha de chocolate quente

Para cada garrafinha de chocolate quente:
3 colheres de sopa de leite em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de café de canela em pó (opcional)
1 colher de sopa de chocolate ou cacau em pó
2 colheres de sopa de chocolate em barra picado (ou gotas de chocolate)

Antes de começar, esterilize a garrafinha ou, se preferir, o pote (com capacidade de pelo menos 250ml.). Para isso, ferva o recipiente e a tampa por 5 minutos, retire sem tocar na parte interna e depois deixe secar de cabeça para baixo sobre pano de prato limpo.

Misture bem o leite em pó com o bicarbonato de sódio (ele ajuda a deixar o chocolate quente mais cremoso). Coloque no fundo da garrafinha bem seca.

Dica: se a boca da garrafa for muito apertada, faça um cone de papel enrolando uma folha de papel limpo. Deixe uma abertura pouco menor que a boca da garrafa e fixe com fita adesiva para que não desenrole. Use-o como um funil.

Forme uma segunda camada sobre o leite em pó com bicarbonato usando o chocolate em pó e a canela, se for usar. Finalize com uma camada do chocolate picado ou das gotas de chocolate (que podem ser ao leite ou meio amargo). Se quiser, coloque alguns marshmallows.

Tampe bem e conserve a sua garrafinha de chocolate quente por até 2 semanas em local fresco e protegido da luz.

Para preparar o chocolate quente, complete a garrafinha com 200ml. de água bem quente ou leite. Tampe e chacoalhe bem para misturar e derreter o chocolate picado/gotas de chocolate.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram