Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Camarão à moda paraense

Camarão à moda paraense

Minha viagem a Belém foi riquíssima em sabor e cultura e não precisava ser muito esperto para deduzir que de lá eu traria mais do que itens comestíveis, mas também muita inspiração. Foi com esses ingredientes em mente que reproduzi um dos pratos mais locais que provei por lá: o camarão à moda paraense, ou seja, empanado com a característica farinha de tapioca granulada do Mercado Ver-o-Peso.

Para acompanhar, um molho com base de polpa de açaí bem temperadinha e reduzida, quase que um ketchup com sotaque e sabor mais brasileiro.

Um pouquinho das lembranças das férias trazido para a vida na cidade, sem rio e sem mar. Por que não?

Camarão à moda paraense

15 camarões rosa G
1 limão espremido
200g. de farinha de trigo
2 ovos
200g. de farinha de tapioca granulada
Sal e pimenta do reino a vontade
Óleo vegetal para fritar

Para o molho de açaí:
100g. de polpa de açaí pura
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de molho shoyo
1 colher de chá de molho de pimenta (usei de tucupi com pimenta)

Limpe os camarões, retirando a casca e as veias escuras nas costas dos camarões, mas deixando os rabinhos. Lave em água corrente e escorra bem. Reserve-os na geladeira.

Coloque os ingredientes do molho em uma panelinha, misture e leve ao fogo baixo. De tempos em tempos, dê uma mexida para não grudar no fundo. Espere engrossar até o ponto de ketchup, mais firme.

Quebre os ovos em um prato, tempere com uma pitadinha de sal e pimenta e bata rapidamente com um garfo apenas para que fiquem homogêneos. Coloque a farinha de trigo e a farinha de tapioca em pratos separados.

Tempere os camarões com o limão, uma boa pitada de sal e de pimenta do reino. Empane-os na farinha de trigo, depois no ovo e finalmente na tapioca. Lembre-se de deixar os rabinhos não empanados.

Coloque uns três dedos de óleo em uma panela alta e leve ao fogo médio. Eu costumo colocar um palito de fósforo apagado pois ele acende quando o óleo está quente para a fritura.

Coloque cerca de 4 ou 5 camarões por vez para fritar, assim o óleo não esfria. Escorra o óleo e coloque sobre papel absorvente para escorrer o excesso.

Sirva o camarão à moda paraense acompanhado com o molho de açaí.

Estas quantidades servem duas pessoas como entradinha.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Chef em Casa Receitas

    /

    Luciana, essa sua receita é um show! Impossível ficar indiferente a ela. Maravilha!!!
    Bjs,
    Lívia

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram