Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Como fazer / Congelados / Marmita / Massas e molhos / Sem glúten / Sem lactose / Sopas, cremes e caldos / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Molho de tomate especial da Tia Lu (enriquecido com vegetais)

Molho de tomate especial da Tia Lu (enriquecido com vegetais)


Uma das coisas que mais me deixam felizes quando passo um tempo com meus sobrinhos é que cozinhar é sempre uma ótima brincadeira. Desde me ajudar a quebrar ovos e medir os ingredientes para preparar um bolo de paçoca, por exemplo, a preparar (e devorar com gosto) os Chips de legumes, eles sempre me pedem para preparar alguma comidinha especial.

Da última vez em que estivemos juntos, a febre era a salsicha. Cá entre nós, não posso falar muito pois já confessei algumas vezes que meu maior guilty pleasure gastronômico é o hot dog. Mas convenhamos que não dá para viver de sanduíche e só, né? Pois então o desafio seríamos pensar juntos em um prato com esse ingrediente desde que não fosse junkie food. Logo meu sobrinho se lembrou das salsichas cabeludas que eu tinha feito uma vez e quis repeteco.

Nada mais é do que nosso velho conhecido macarrão com salsicha, só que com macarrão integral e alguns outros ingredientes secretos especiais que deixam o prato muito mais saudável e igualmente apetitoso. Mostrei a aventura lá no Instagram (já nos acompanha lá?) e o tal molho de tomate especial da Tia Lu (enriquecido com vegetais) fez tanto sucesso que resolvi colocar na listinha de receitas a serem publicadas aqui.

Molho de tomate especial da Tia Lu (enriquecido com vegetais)

1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho amassado
1 cebola pequena picadinha ou ralada
4 tomates grandes sem pele e sem sementes picados ou 1 lata de Tomates pelados
1/2 cenoura pequena picada
1/2 beterraba pequena picada
1/2 abobrinha pequena picada
1 colher de sopa de misso (pasta de soja)
+/- 1/2 xícara de água

Para o molho, aqueça o azeite e refogue rapidamente a cebola e o alho. Enquanto isso, bata no liquidificador o tomate com a água, a cenoura, a beterraba e a abobrinha.

Junte o creme ao refogado, misture bem e deixe ferver por mais ou menos 15 minutos em fogo baixo, até ficar mais avermelhado e menos roxo. Eu gosto de acrescentar um galho de salsinha e duas cebolinhas inteiras para cozinhar junto e dar sabor ao molho (retiro depois para evitar os verdinhos indesejados no prato).

Quando o molho já estiver apurado, coloque o misso que, além de ser rico em proteínas e vitamina B12, já é salgado e por isso não precisa acrescentar mais sal. Misture bem e desligue o fogo (importante: não é aconselhado ferver o misso para que não perca seus nutrientes).

Estas quantidades rendem duas porções deste molho de tomate especial.

Eu costumo já preparar o dobro de molho e deixar uma parte congelada em potes de vidro ou de cor escura para não manchar (conserve no congelador por até 3 meses). É importante lembrar de não deixar ferver na hora de esquentar novamente.

Dica: este molho com um pouquinho mais de água ou caldo de legumes vira uma sopa deliciosa!

Garanto que qualquer criança vai comer feliz sem nem suspeitar que os legumes e os nutrientes todos estão no prato. Acaba tudo rapidinho e ainda pedem repeteco! 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram