Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Como fazer / Matinais / Como fazer iogurte natural caseiro

Como fazer iogurte natural caseiro

ComoFazerIogurteNaturalCaseiro_CozinhandoPara2ou1

Fazer iogurte natural em casa foi um dos primeiros hábitos saudáveis que adotei depois de criar o CP2ou1. Uma receita que mais parece um truque, uma mágica.

O maior segredo para que seu iogurte caseiro fique ótimo é escolher bons ingredientes — e como são só dois, vale a pena optar por um bom leite e um iogurte feito apenas com leite e fermento lácteo e sem emulsificantes, corantes, aromatizantes, conservantes, adoçantes etc. Afinal, já que é para fazer, vamos fazer comida de verdade, né?

Como fazer iogurte caseiro já é um costume frequente para mim, sei lá porque imaginei que fosse tão básico que todo mundo também soubesse como é. Mas ao postar a foto de parte do processo no Instagram (já segue a gente lá?), percebi que algumas pessoas se interessaram e pediram a receita. Pois aqui está ela, registrada para que muitas outras também a conheçam.

Dica especial para acompanhar a Granola caseira que ensinei alguns posts atrás. 🙂

Como fazer iogurte natural caseiro

1 litro de leite integral (preferencialmente tipo A)
170g. ou 3/4 de xícara de iogurte natural (feito apenas com leite e fermento lácteo)
2 colheres de sopa de leite em pó (opcional)

Coloque o leite em uma panela de fundo grosso (preferencialmente de cerâmica ou de ferro, que mantém a temperatura) e aqueça-o até 90ºC ou subir a primeira bolhinha, sem deixar ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar até ficar morno, mexendo de vez em quando para que não forme nata.

O leite precisa esfriar até 40ºC e, se não tiver um termômetro, faça o teste com o dedo (limpo, por favor). Mergulhe-o no leite e conte até 10 — se a sensação for confortável, está pronto.

Despeje o iogurte em uma tigela e misture a 2 conchas do leite (uma, misture bem, e depois a outra). Depois disso, junte essa mistura ao leite, mexendo bem até dissolver completamente.

Observação: o iogurte fornece ao leite os lactobacilos que irão fermentá-lo para transformá-lo em iogurte. São, na verdade, uma alternativa mais fácil de ser encontrada do que os fermentos lácteos específicos para isso. Para saber se o iogurte é feito apenas com leite e fermento lácteo, é preciso observar a lista de ingredientes na embalagem. E é fácil encontrar opções em supermercados comuns: algumas marcas são Nestlé, Vigor, Batavo (natural), Ati Latte e Taeq, por exemplo.

ComoFazerIogurteCaseiro_CozinhandoPara2ou1

Neste momento, eu costumo acrescentar o leite em pó para deixar o iogurte um pouco mais cremoso (uso o leite em pó desnatado e fica ótimo). Se não quiser, não precisa usar.

Tampe a panela ou cubra com plástico filme e embrulhe em um pano ou toalha. Deixe descansar em lugar fechado/quentinho como o forno desligado por 8 a 10 horas. Depois, coloque a panela na geladeira por 2 a 4 horas e seu iogurte estará pronto.

Gosto de colocar em potes individuais para guardar na geladeira (ocupa menos espaço). Mantenha sempre refrigerado e consuma em até 5 ou 6 dias.

Você pode adoçar com mel, açúcar ou outro adoçante de sua preferência, bater o iogurte com frutas na hora de tomar, misturar uma colherada de geleia (de preferência caseira — tem uma receita deliciosa e sem açúcar AQUI), comer puro ou com a granola caseira, além, é claro, de usar em receitas diversas. Pode ter certeza de que esse 1,2 litro de iogurte que rende a receita vai acabar rapidinho na sua casa. 😉

Dica: Guarde 170g. ou 3/4 de xícara deste iogurte para servir de isca para o seu próximo iogurte. 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Niobe S

    /

    Meu problema é: onde conseguir iogurte feito apenas com leite e fermento lácteo?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Niobe, é bem fácil encontrar opções de iogurte só de leite e fermento lácteo em supermercados comuns: algumas marcas são Nestlé, Vigor, Batavo (natural), Ati Latte e Taeq, por exemplo. Até editei o post para incluir esta informação.
    O mais importante é prestar atenção na lista de ingredientes da embalagem. 😉
    Beijo e volte sempre!

  • Bruna

    /

    A receita da certo se a gente ferver o leite para a retirada da nata? E depois aguardar o ponto para inserir o lactobacilo? Seria uma forma de faze-lo “desnatado” né?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Você pode até fazer isso ou usar leite desnatado, mas sem ser com o leite integral o iogurte fica bem ralinho, não ganha a textura de iogurte. Eu prefiro usar o integral mesmo.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram