Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Peras à Belle Hélène

Peras à Belle Hélène

PerasABelleHelene_CozinhandoPara2ou1

Sou a louca dos doces, mas adoro uma sobremesa com frutas — acho que elas ajudam a deixar o prato mais equilibrado com o açúcar, ressaltando os sabores. E esta receita super tradicional da gastronomia francesa é uma das minhas paixões.

Fora o fato de ser preparada com a pera, minha fruta preferida, ainda tem sorvete e uma calda cremosa de chocolate. Não precisa dizer que, apesar de simples, é simplesmemte maravilhosa, né? 😉

Já faz um tempo que estava ensaiando trazer esta receita pra cá e agora aproveito a época das Festas de Fim de Ano para sugeri-la como sobremesa das ceias. E o mais importante: ela combina super bem com uma taça de espumante. Portanto, aproveite e brinde as realizações do ano que passou e os planos para o Ano Novo que chega. 🙂

Peras à Belle Hélène

Para as peras à Belle Hélène:
2 peras firmes
1 xícaras de água
1/2 limão espremido
1/2 xícara de açúcar

Para a cobertura de chocolate à Belle Hélène:
1 xícara de creme de leite fresco*
100g. de chocolate meio amargo picado

Em uma panela em que caibam as peras cortadas ao meio, coloque a água, o limão espremido e o açúcar e misture bem.

Descasque as peras, corte-as ao meio no sentido do comprimento e retire o miolo com os caroços. Coloque-as na panela com os ingredientes da calda e leve ao fogo, deixando ferver por 20 a 25 minutos (a pera deve ficar cozida mas ainda firme).

Enquanto isso, ferva o creme de leite e despeje-o sobre o chocolate picado. Espere que os pedaços de chocolate derretam e então misture bem para que a calda fique homogênea.

*Dica: para substituir o creme de leite fresco pelo de caixinha, inverta o processo. Leve o chocolate picado ao microondas colocando para aquecer de 30 em 30 segundos e misturando bem em cada pausa até ficar completamente derretido. Depois disso, junte o creme de leite e misture para formar a calda. Se ela ficar muito grossa, adicione colheres de leite, uma a uma, e vá misturando.

Após as peras estarem cozidas, retire-as do fogo e espere que esfriem. Sirva-as no prato e cubra com a calda de chocolate ainda quente. Acompanhe com uma bola de sorvete de creme ou de Frozen Yogurt Light (clique no link para acessar a receita completa).

Esta quantidade serve bem duas pessoas ou até quatro, dependendo do apetite.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Fabi

    /

    Amei, vou fazer no Natal!
    A propósito, essa cobertura não é o ganache?
    Bjs,
    Fabi

  • Luciana Carpinelli

    /

    Isso mesmo ,Fabi.
    Conta depois o que acharam da sobremesa 🙂
    Beijo

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram