Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Pão de mel no pote (e algumas boas notícias)

Pão de mel no pote (e algumas boas notícias)

PaoDeMelNoPote_Cozinhandopara2ou1

Ando super em falta com esse meu pedacinho, eu sei, e peço desculpas a vocês que continuam voltando aqui em busca de novidades. Acontece que o último mês foi tão corrido e movimentado pra mim que pouco tive tempo para dormir e tenho até comido menos (a parte boa é que já dei adeus a alguns quilinhos 🙂 )!

Neste pequeno período, vivi grandes mudanças na minha vida: mudei de cidade e deixei a vida de freelancer para começar a trabalhar em uma empresa — na minha área de formação, que é a Comunicação Corporativa. Voltar ao ritmo tradicional, com horários certos e o almoço no refeitório da firma tem sido um desafio e confesso que ainda não me acostumei 100% à nova rotina. O resultado é que, com isso, os meus finais de semana têm sido bem corridos e a cozinha tem ficado em segundo plano, infelizmente.

Bom, mas acontece que o próximo fim de semana será especial: teremos, no sábado, a quarta edição do Encontro Gourmet, O EVENTO DO ANO para os melhores blogs e blogueiros de gastronomia do Brasil. Só isso já seria um motivo pra lá de especial para uma postagem aqui, mas para já entrarmos no clima de festa, a LG enviou uma cesta #LGourmet de produtos e um delicioso desafio: preparar uma receita com farinha de trigo, leite condensado, chocolate em pó, creme de leite e fermento em pó. Não sei o que eles nos reservam para o workshop preparado para o EG, mas eu usei essas coisas gostosas todas para preparar este PÃO DE MEL NO POTE!

KitLGourmet_CozinhandoPara2ou1

A receita é do blog da Sandra, a dona do Caldeirão da Bruxa Solar (e uma das organizadoras do EG), que já estava esperando na listinha das sobremesas a serem testadas. Excepcionalmente fiz a quantidade completa, mas resultado foi tão bom que os potinhos não sobraram nem para que eu levasse aos novos colegas de trabalho. 🙂

Pão de mel no pote

Para o bolo pão de mel:
1 e 1/4 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de chocolate em pó
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de cravo em pó
1/2 colher de chá de noz moscada em pó
1/2 colher de sopa de fermento químico em pó (para bolos)
3/4 xícara de chá de açúcar demerara ou mascavo
2 ovos em temperatura ambiente
1/4 xícara de mel
45g. de manteiga amolecida
1/2 xícara de água fervente

Para o recheio:
1 lata (395g.) de leite condensado ou de doce de leite

Para a cobertura de ganache:
170g. de chocolate meio amargo em barra
200g. de creme de leite (pode ser o de caixinha)

Caso não vá usar o doce de leite já pronto, retire bem a embalagem de papel e a cola da lata de leite condensado. Coloque-a em uma panela de pressão e cubra com água até ultrapassar dois dedos na altura. Quando a panela pegar pressão, conte 30 minutos para o cozimento.

Após esse tempo, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Retire a lata da panela e aguarde esfriar totalmente antes de abri-la para evitar acidentes (pode colocar na geladeira para apressar o processo).

Enquanto a lata esfria, preaqueça o forno a 180ºC.

Em uma tigela média, peneire a farinha, o chocolate, a canela, o cravo, a noz moscada e o fermento. Junte o açúcar, o mel, a manteiga e os ovos. Misture à mão com uma colher de pau até obter um creme espesso. Adicione a água e mexa até dissolver bem a mistura. Despeje na assadeira untada e enfarinhada (use forma retangular de 29 x 19 cm ou equivalente) e leve ao forno até espetar um palito no meio do bolo e ele sair seco. Aguarde esfriar para fazer a montagem.

Então, pique o chocolate em pedaços médios. Coloque em uma tigela e leve ao microondas, programando de 30 em 30 segundos na potência máxima até derreter (mexa a cada intervalo para distribuir o calor homogeneamente e não deixar o chocolate queimar). Quando estiver totalmente derretido, junte o creme de leite e misture até combinar bem.

Para a montagem no potinho ou em taças, faça camadas de bolo, doce de leite, bolo e cubra com a ganache.

Se quiser simplificar, corte o bolo na metade no comprimento. Espalhe o doce de leite na superfície e cubra com a outra metade. Em seguida cubra com a ganache.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Fabi

    /

    Oi, Luciana! Bom que vc voltou, e com uma apetitosa receita. Muito sucesso e felicidades na sua vida nova!

  • Fabi

    /

    Que bom ter vc de volta, Luciana, e com uma deliciosa receita! Sucesso e felicidades na sua nova vida!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada pelo carinho, Fabi!
    Prometo que não irei sumir tanto assim de novo 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram