Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Cuscuz de tapioca com coco (calorias reduzidas)

Cuscuz de tapioca com coco (calorias reduzidas)

Jpeg

Faz bem pouco tempo que experimentei a tapioca granulada — mais especificamente nos Dadinhos de tapioca com queijo coalho e em um delicioso cuscuz com coco e leite condensado. Como eu tinha um pouco dela em casa e já havia feito os cadinhos, resolvi tentar uma versão um pouquinho mais leve deste cuscuz.

Usei ingredientes desnatados e o açúcar light, além de abrir mão do leite condensado na hora de servir, para economizar umas boas calorias. E quer saber? Ficou muito mais gostoso do que eu esperava! Recomendo tanto esta versão com calorias reduzidas como a “original” — por isso coloquei as duas opções abaixo.

Cuscuz de tapioca com coco (calorias reduzidas)

3/4 de xícara de tapioca granulada
50g. de coco ralado (pode ser o fresco, mas usei o desidratado parcialmente desengordurado e não adoçado)
4 colheres de sopa de açúcar (usei 2 do açúcar light)
1 xícara de leite (usei o desnatado)
100ml. de leite de coco (usei o light)

Misture a tapioca, metade do coco ralado e o açúcar em uma tigela. Em separado, aqueça o leite e o leite de coco até começar a borbulhar.

Importante: esta tapioca granulada não é a mesma tapioca para fazer na frigideira. Ela não é uma farinha fina, vem em grãos maiores, como mostro na primeira foto do passo a passo. Geralmente encontramos no supermercado, nas prateleiras próximas às dos polvilhos.

ComoFazerCuscuzDeTapiocaComCoco_CozinhandoPara2ou1

Como usei o coco desidratado, coloquei o coco restante em uma tigelinha e reguei com um pouquinho dos leites fervidos somente para umedecê-lo.

Despeje os leites fervidos sobre a mistura seca, mexendo sempre para não formar grumos. Continue mexendo até a mistura começar a firmar. Depois, coloque a massa em um refratário (de aproximadamente 20cm. x 20cm.) molhado com água e alise a superfície. Por cima, distribua o coco que havia sido reservado.

Cubra com plástico filme, deixe esfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira para firmar bem. Se quiser, regue com fios de leite condensado na hora de servir.

Esta quantidade rende entre 4 e 6 pedaços médios.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram