Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Dadinhos de tapioca com queijo coalho

Dadinhos de tapioca com queijo coalho

DadinhosDeTapiocaComQueijoCoalho_CozinhandoPara2ou1

Desde que comecei a prestar mais atenção nesse mundo gastronômico, ouço falar muito do chef Rodrigo Oliveira e seus maravilhosos pratos e cardápios. Ainda não tive a oportunidade de conhecer seu restaurante, mas no II Encontro Gourmet pude assistir a uma aula com ele e me encantei com a paixão que ele demonstra ao cozinhar — com certeza isso influencia (e muito) no resultado final.

Uma das receitas mais famosas do restaurante Mocotó é a destes Dadinhos de tapioca com queijo coalho, servidos como entrada com um molho agridoce de pimenta. Sempre quis experimentar mas nunca tinha imaginado fazer em casa, até que vi no Brisando na Cozinha. Demorei um pouco mais para tentar mas já me apaixonei perdidamente por eles.

Pensando em como diminuir um pouco as quantidades para ter um rendimento para 2 ou 1 (ou então me empanturrar até explodir como a Dona Redonda), acabei encontrando a receita original no site do restaurante (de onde saiu esta tem muitas outras deliciosas, vale conferir!).

200g. de tapioca granulada
200g. de queijo coalho
400ml. de leite
Sal e pimenta branca a vontade

Antes de começar, forre uma assadeira com plástico filme. Isso facilita muito na hora de desenformar a tapioca para cortar os dadinhos.

Depois, coloque o leite para ferver e, em uma tigela, misture a tapioca e o queijo ralado grosso.

Importante: esta tapioca granulada não é a mesma tapioca para fazer na frigideira. Ela não é uma farinha fina, vem em grãos maiores, como mostro na primeira foto do passo a passo. Geralmente encontramos no supermercado nas prateleiras próximas às dos polvilhos.

Quando o leite começar a borbulhar, desligue o fogo e jogue sobre os outros ingredientes, mexendo sempre para não formar grumos. Acrescente os temperos e continue mexendo até a mistura começar a firmar.

ComoFazerDadinhosDeTapiocaComQueijoCoalho_CozinhandoPara2ou1

Despeje a massa na assadeira forrada com plástico e cubra com papel filme. Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos 3 horas para firmar bem.

Desenforme, corte em cubos com uma faca afiada e frite por imersão em óleo quente até dourar. Como a Carla, resolvi assar em vez de fritar. Para isso, forrei uma assadeira com papel alumínio, distribuí os dadinhos e levei ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 30 minutos, virando os dadinhos de vez em quando para dourar todos os lados igualmente.

Esta quantidade rende 4 porções como petisco, mas garanto que vai acabar bem rapidinho. Sirva com molho ou geleia caseira de pimenta.

Você também pode congelar os dadinhos ainda antes de fritar ou assar. Para isso, corte-os, arrume-os em uma assadeira forrada com plástico filme ou papel alumínio e leve ao congelador. Quando já estiverem congelados, coloque-os em um pote com tampa ou separe porções em saquinhos plásticos. Para comer, leve-os direto ao forno em assadeira forrada com papel alumínio e espere que dourem.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

13 − sete =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram