Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Matinais / Bolinho brevidade com calda de laranja (sem glúten e sem lactose)

Bolinho brevidade com calda de laranja (sem glúten e sem lactose)

BrevidadeDeLaranja_CozinhandoPara2ou1

Atualmente, o nosso dia a dia anda tão frenético e o tempo livre é tão escasso que fica cada vez mais raro a gente conseguir parar um pouquinho para respirar e aproveitar com calma alguns momentos agradáveis com as pessoas importantes na nossa vida. Por isso, quando a gente consegue um tempinho assim, sempre é especial.

Na semana do Dia das Mães, a Maizena propôs um encontro entre mães e filhas no espaço gourmet da Unilever em São Paulo. Foi uma manhã totalmente dedicada às memórias familiares, em que pudemos relembrar e colocar em prática uma receita de família. Tudo começou com um caprichado café da manhã e terminou com um super almoço — as sobremesas foram nossos doces de família.

WorkshopMaizena_Cozinhandopara2ou1

Na ocasião, também fomos apresentadas ao Recepedia, um site que reúne receitas tanto para quem ama cozinhar quanto para quem ainda está aprendendo.

Foi uma experiência tão gostosa e agradável que resolvi eternizá-la aqui com a receita querida que preparei com a ajuda da minha mami poderosa: um bolinho super leve e bem gostoso, que não tem nem glúten e nem lactose.

Bolinho brevidade com calda de laranja (sem glúten e sem lactose)

Para o bolinho brevidade:
1/2 xícara de açúcar
1 e 1/2 xícara de maizena
1 colher de sopa de fermento em pó
4 ovos
2 colheres de sopa de raspas da casca de laranja

Para a calda de laranja:
3 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/2 xícara de suco de laranja
1 colher de chá de maizena

Peneire os ingredientes secos e adicione os ovos. Misture bem com um batedor (fouet) ou garfo até começar a espumar em cima. Acrescente as raspas de laranja.

Coloque em algumas forminhas de cupcake/muffin ou uma forma pequena untadas e enfarinhadas (encha até a metade pois a massa cresce bastante) e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por uns 25 a 30 minutos — até ficarem douradinhos em cima.

ComoFazerBrevidadeDeLaranja_CozinhandoPara2ou1

Para a calda, dissolva a maisena no suco de laranja e acrescente o açúcar. Mexa para dissolver, leve ao fogo baixo e cozinhe por uns 4 a 5 minutos, mexendo de vez em quando, até começar a engrossar.

Espere o(s) bolinho(s) esfriar(em), fure a superficie com um garfo ou palito e jogue a calda por cima. Se quiser, enfeite com gominhos de laranja.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram