Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Churros com doce de leite caseiro

Churros com doce de leite caseiro

ChurrosComDoceDeLeite_CozinhandoPara2ou1

Eu sou louca por doces, de preferência aqueles BEM doces — não os acho enjoativos, muito pelo contrário! E, para mim, nada neste mundo supera um bom doce de leite. Então, para mim, qualquer oportunidade de me deliciar com ele sempre me parece uma ótima oportunidade.

Pois é exatamente isso que significam os churros para mim: um excelente complemento a um incrível doce de leite, de preferência daqueles caseiros, bem cremosos. Fazia bastante tempo que eu estava a procura de uma boa receita, que realmente desse certo e finalmente encontrei. Foi a amiga da minha mãe que fez e postou a foto e adivinha se eu não insisti para ela pedir todos os detalhes?

Pois aproveite que vale super a pena cada etapa do preparo. E, se você preferir, sirva com chocolate, Nutella, creme de amendoim ou o que mais a sua criatividade permitir!

Churros com doce de leite

1 xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 pitada de sal
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
Óleo para fritar
Açúcar e canela em pó para polvilhar
Doce de leite (clique AQUI para ver a receita de doce de leite caseiro — Dulce de leche tipo argentino)

Em uma panela de fundo grosso, leve ao fogo o leite, a manteiga, o açúcar mascavo (se não tiver, use o refinado mesmo) e o sal. Assim que ferver, junte a farinha com o fermento e misture bem até obter uma massa homogênea e pesada. Continue mexendo para que cozinhe por mais uns 3 minutinhos (como estava sozinha, não consegui fotografar o ponto exato da massa — ela fica um pouco mais firme e menos grudenta do que parece, deve desgrudar da colher).

Desligue o fogo, despeje a massa em uma superfície seca e limpa e espere a massa esfriar um pouco.

ComoFazerChurros_Cozinhandopara2ou1

Você pode modelar os churros com as mãos (é só pegar uma porção de mais ou menos 1 colher de sopa da massa e fazer um bolinho), usando um saco de confeiteiro com bico grande ou então uma máquina própria para churros. Eu fiz com o bico e também só com as mãos, para ver se ficavam iguais: com as ranhuras do bico, a superfície fica mais crocante, mas esta é a única diferença.

Aqueça mais ou menos uns dois dedos de óleo em uma panela alta e adicione os churros pouco a pouco, até que fiquem dourados. Retire-os da gordura e deixe escorrer sobre papel absorvente.

Em seguida, passe-os em açúcar com canela (mais ou menos meia xícara de açúcar com 1 colher de chá de canela, mas isso vai do seu gosto).

Sirva os churros ainda quentes acompanhados do o doce de leite (se preferir, use ganache de chocolate, Nutella, pasta de amendoim etc.).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram