Você está aqui:  / Massas e molhos / Maltagliati prático com molho de linguiça de frango ao vinho (massa fresca “mal cortada”)

Maltagliati prático com molho de linguiça de frango ao vinho (massa fresca “mal cortada”)

MaltagliatiSuperPratico_CozinhandoPara2ou1

Maltagliati é o nome dado pelos italianos a um macarrão com corte mais rústico, ou “mal cortado”, geralmente resultante das sobras de outros cortes de massa fresca. Teoricamente não tem um formato padronizado, mas quase sempre lembra triângulos irregulares.

Este “maltagliati” eu vi o Jamie Oliver fazendo em um de seus programas (já cansei de tentar encontrar a receita original, mas não consegui! 🙁 ).  Ele fica mais parecido com um fettuccine largo ou um pappardelle, e é preparado com folhas de massa fresca para lasanha. Excelente dica para quando não temos variedades de macarrão em casa mas não queremos preparar uma lasanha.

1 pacote de massa fresca para lasanha (250g.)
2 linguiças de frango (ou toscana, calabresa, portuguesa)
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho
1 punhadinho de ervas finas desidratadas
1/2 xícara de vinho tinto seco
1 1/2 xícara de polpa de tomate
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Com uma faca, corte as folhas de massa de lasanha com mais ou menos 2 cm. de espessura e reserve. Tire a pele das linguiças e desfaça-as, cortando os pedaços maiores, caso haja.

Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque as linguiças para fritar em sua própria gordura. Se precisar, regue com um fio de azeite. Quando estiverem douradas, acrescente a cebola e o alho para refogar e salpique as ervas finas.

ComoFazerMaltagliati_CozinhandoPara2ou1

Despeje o vinho e deixe ferver até o perfume de álcool diminuir. Coloque a polpa de tomate, mexa bem e deixe cozinhar por uns 8 a 10 minutos em fogo baixo.

Enquanto isso, cozinhe a massa de lasanha em água fervente até ficar al dente (deve demorar entre 4 e 8 minutos, dependendo da marca — vá provando para não deixar ficar muito mole).

Escorra a massa e envolva-a no molho. Sirva em seguida com um pouco de queijo ralado por cima.

Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram