Você está aqui:  / Carnes / Receitas com vídeo / [VÍDEO] Costela suína super fácil

[VÍDEO] Costela suína super fácil

CostelaSuinaSuperFacil_CozinhandoPara2ou1

Não faço parte do fã clube oficial das carnes, mas cada vez mais tenho superado preconceitos: há pouco tempo experimentei a carne de costela e descobri mais uma possibilidade no meu cardápio. Desde então ela está na minha lista de receitas a fazer, mas só de pensar em tanto tempo no forno, acabava desistindo.

Eis que decidi usar a panela de pressão e encontrei no Brisando na Cozinha uma ideia maravilhosa e super fácil, com poucos ingredientes e nenhum segredo. A única adaptação é que, como não sou muito amiga do caldo de carne industrializado, usei alguns temperinhos menos processados e o resultado é incrivelmente delicioso.

E, mesmo sem usar nenhum tipo de líquido, a carne fica desmanchando e com um sabor irresistível!

[VÍDEO] Costela suína super fácil

700g. de costelinha suína com osso
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
2 cebolas grandes em rodelas
2 tomates grandes em rodelas
2 folhas de louro
Sal e pimenta do reino a vontade

.

Para mim não é vergonha nenhuma dizer que não sei cortar carnes (estou começando a aprender a cozinhá-las, ainda tenho um bom caminho a percorrer) e confesso que quase desisti quando só encontrei a costela inteira para comprar. Minha primeira reação foi pensar em desistir desta receita, decepcionadíssima com minha inabilidade. Mas como o não eu já tinha, escolhi na gôndola um pedação de costela e fui até o balcão conversar com o açougueiro: com um sorriso, peguntei se ele poderia cortar a peça para mim e sem titubear ele separou “em ripas”, como disse. Segundo ele é bem fácil e o segredo é usar uma faca afiada e cortar bem no meio, entre os ossos — quem sabe eu arrisco na próxima vez? 😉

Depois de separadas as ripas da costela, tempere-as com o alho, sal e pimenta do reino, massageando a carne para que absorva os sabores.

Em uma panela de pressão, monte uma camada de rodelas de cebola e outra de tomate. Arrume as costelas por cima com a gordura para baixo e cubra com outras camadas de cebola e de tomate. Coloque as folhas de louro e tempere com mais um pouquinho de sal e pimenta.

Feche a panela e leve ao fogo alto até pegar pressão e começar a chiar. Depois disso, abaixe o fogo para o mínimo e conte 40 minutos.

Espere a pressão sair e abra a panela com cuidado pois o vapor dentro dela estará quente. Como a costela tem bastante osso, esta quantidade serve bem duas pessoas.

Eu servi com Purê de batatas com queijos (Aligot), que também tem receita em vídeo, mas você pode acompanhar de arroz branco, uma Polenta ou Angu mole, ou qualquer outro carboidrato de sua preferência. Fica uma delícia também com Onion rings (aneis de cebola empanados).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

5 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram